A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na noite da última quinta-feira (9), uma programação especial para as advogadas da Subseção de Rolim de Moura. A atividade, em homenagem à celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, contou com as palestras “A Cota de Gênero no Brasil: ineficácia para a representação política da mulher e a relevância do papel da OAB e da advogada para sua efetividade”, ministrada pela doutora e procuradora municipal Elisa Galante e “Prerrogativas da Mulher Advogada”, com a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira.
O evento, promovido por meio da Comissão de Mulheres Advogadas (CMA), em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Estado de Rondônia (ESA/RO), e conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (Caaro), objetiva impulsionar a interação e confraternização da advocacia feminina.
“Esses debates são, sem sombra de dúvidas, ferramentas essenciais diante da complexa discussão sobre o valor e direitos das mulheres advogadas e da sociedade em geral, pois sabemos o quanto tem sido desafiador enfrentar os obstáculos da nossa luta por mais respeito e igualdade de gênero, de forma que sejamos mais fortalecidas e valorizadas em nossas atuações profissionais ou nas vidas pessoais”, enfatiza a presidente da CMA, Renata Fabris.
Para a presidente da Subseção, Regiane Teixeira Struckel, é uma grande alegria poder proporcionar esse momento às advogadas. “As mulheres lutaram durante séculos para, finalmente, se firmarem como cidadãs. E nos dias atuais, os desafios continuam! Nossas advogadas, além de defender o lar, a família, representam a defesa de muitos cidadãos, que travam constantes lutas pela Justiça. É um momento simbólico, à frente ao enorme simbolismo que lhes condiz, mas de grande significância”, conclui.