Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Ato Cívico na OAB/RO reúne candidatos ao governo do estado e firma compromisso pela ética na política

Página Inicial / Ato Cívico na OAB/RO reúne candidatos ao governo do estado e firma compromisso pela ética na política

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na noite da última terça-feira (28), o ato cívico pela “Ética na Política e Combate ao Caixa 2 e à Corrupção Eleitoral”. O evento contou com a presença dos nove candidatos ao governo do estado (em ordem de sorteio): Vinicius Miguel (Rede), Pimenta de Rondônia (PSOL), Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Pedro Nazareno (PSTU), Comendador Valclei Queiroz (PMB), Expedito Júnior (PSDB), Coronel Charlon (PRTB) e Coronel Marcos Rocha (PSL). O Ato cívico já é uma tradição da Seccional na luta por eleições e mandatos transparentes.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, fez abertura do Ato Cívico e destacou que OAB é uma entidade politicamente alinhada com a cidadania brasileira e que possui seu único compromisso com a implantação dos valores e regras constitucionais. Andrey conclamou todos os partidos, candidatos e eleitores a darem a sua cota de contribuição por eleições limpas no Brasil.

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

“É com imensa honra que, mais uma vez, tenho a oportunidade de recebê-los, agradecido, aqui, nesta Casa cidadã, para um compromisso de propósitos, nesta nova edição do Ato Público Pela Ética na Política e Combate ao Caixa 2 e a Corrupção Eleitoral, já tradicionalmente promovido em todo o país pela OAB. A um dos senhores aqui presentes caberá a responsabilidade de conduzir os destinos de Rondônia pelos próximos quatro anos. Em seu nome será depositada a confiança de toda a população e a esperança por dias melhores”, ressaltou o presidente da OAB/RO.

Andrey Cavalcante ainda destacou que não basta criticar e condenar generalizadamente a classe política. “Precisamos trabalhar para que nosso povo tenha condições de discernir sobre a qualidade daqueles que elege. Sob pena de nossa nação estar condenada ao gerenciamento por pessoas que afrontam a Constituição e as leis. Que desprezam a moral e a ética. Que avançam desavergonhada e impunemente por sobre os recursos públicos. Que desdenham, subestimam e literalmente vilipendiam nossa confiança”.

A secretária-geral adjunta da OAB/RO, Aline Corrêa, que também integra a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, destacou a importância do Ato para que os resultados das urnas reflitam de forma positiva na sociedade. “Nosso propósito é a realização de campanhas limpas e propositivas, e, consequentemente, um mandato ético que contribua para vencermos os desafios do atual cenário político, e fortaleça a democracia e a sociedade como um todo”.

O presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/RO, José Bernardes Passos Filho, classificou o evento como um marco em defesa da ética, da moralidade na administração pública, e contra a corrupção. “Temos aqui um compromisso de quem for eleito para governar nosso estado e, também dos cidadãos. Desejamos que surtam efeitos práticos e efetivos no pleito eleitoral de 2018. Estaremos vigilantes e o povo também estará atento para que a ética esteja presente não só nas campanhas eleitorais, mas, principalmente nos mandatos”.

Presente no evento, o conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB, Elton Assis, enalteceu a realização do Ato na Seccional. “É nosso dever contribuir para reverter o atual momento político vivido em nosso país. Precisamos do envolvimento dos futuros gestores, da comunidade jurídica, e de toda a sociedade para acabar com a corrupção e construir um país melhor para todos. O voto consciente faz a diferença!”.

Durante o evento, cada candidato teve direito a cinco minutos para se apresentar e falar brevemente sobre suas principais propostas. Ao final, todos os nove candidatos assinaram o termo de compromisso com a sociedade de Rondônia, em favor da ética, de eleições transparentes, contra o caixa 2 e a corrupção eleitoral, e garantindo que as propostas de campanha sejam cumpridas durante o mandato.

Ainda assinaram o termo de compromisso como testemunhas o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante; a secretária-geral adjunta da OAB/RO, Aline Corrêa; o presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, José Bernardes Passos Filho; as integrantes da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral: Larissa Rodrigues, que preside a Comissão dos Jovens Advogados da Seccional; Mariana Esteves, que também é coordenadora de eventos da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO); e a advogada Rosecleide Martins Noé.

O ato foi realizado no auditório da Seccional e limitado à presença dos candidatos e suas respectivas equipes de campanha, devido ao espaço físico da entidade. Como forma de promover uma ação democrática e transparente, a OAB/RO disponibilizou a transmissão ao vivo do ato em um telão com áudio e vídeo no pátio externo da instituição e também na página oficial da instituição no Facebook.

Aplicativo para denúncias
Assim como em 2016, a OAB disponibiliza seu aplicativo oficial Contra o caixa 2 para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e caixa dois. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone