Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Ato público contra a reforma da previdência é realizado na OAB/RO

Página Inicial / Ato público contra a reforma da previdência é realizado na OAB/RO

Andrey Cavalcante, ressaltou que a reforma deve ser discutida abertamente com a sociedade

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Sociais, realizou na noite da última terça-feira (11) o Ato Público contra a Reforma da Previdência. A mobilização reuniu representantes de diferentes categorias, sindicalistas e representantes do movimento social em protesto à eventual votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287/2016), e em defesa de um maior debate sobre o assunto, que envolve a vida de milhões de brasileiros.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, afirmou que a ideia de justiça social, de forma a garantir os direitos constitucionais sociais, é efetivada mediante posturas pelo poder posto que de fato privilegiem o interesse público primário, e não apenas o secundário.

Ato reuniu representantes de diferentes categorias, sindicalistas e representantes do movimento social

“Ninguém é preliminarmente contra a reforma da previdência. Exigimos isso, sim, que tudo seja feito às claras e que à sociedade civil não caiba apenas o pagamento da conta, transferindo ao cidadão uma responsabilidade gerada por uma má gestão pública que assolou o país com inúmeros desvios de finalidade e de favorecimentos pessoais”, destacou Andrey Cavalcante.

Andrey ainda ressaltou que a reforma deve ser discutida abertamente com a sociedade, sem se preocupar em sinalizar apenas para o mercado, e sim, com o cidadão, na busca por soluções alternativas, que poupem as classes menos favorecidas e favoreçam a gestão eficaz dos recursos da seguridade social. “Esse é o principal interesse da OAB, que as contenções de gastos para fortalecimento da economia sejam, primeiramente, realizadas dentro da própria máquina administrativa, privilegiando-se o princípio da eficiência”.

Elton Assis pontuou que aprovação da PEC 287 tratará desiguais de forma igual

O conselheiro federal pela OAB/RO, Elton Assis, pontuou que o Sistema Nacional de Seguridade Social tem seus alicerces que, de fato, sustentam a saúde, a assistência social e a previdência, direito previsto a todo e qualquer brasileiro, e não pode existir qualquer discriminação entre os trabalhadores urbanos e rurais, nem qualquer tipo de redução dos benefícios. “Sem o respeito desses alicerces, não há sistema de seguridade social, não há previdência. A afronta dirigida a cada um desses significa um processo de desconstrução do sistema. A proposta de reforma apresentada visa favorecer o mercado financeiro, em específico, o mercado da previdência. A partir da aprovação da PEC 287, desiguais serão tratados de forma igual”.

A vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira, salientou que a OAB/RO nunca se furtou de seu papel republicano que historicamente sempre teve. “A Ordem sempre se precipitará à frente e levantará as bandeiras que o cidadão brasileiro verdadeiramente postula. A entidade sempre será a casa de socorro do povo brasileiro”.

Maracélia Oliveira salientou que a OAB/RO sempre será a casa de socorro do povo brasileiro

Maracélia também ressaltou que a postura da OAB/RO, nacionalmente estabelecida, foi um ato iniciado por um conselheiro federal de Rondônia. “Foi o nosso conselheiro Elton Assis que estimulou o conselho federal da OAB a levantar a bandeira e estabelecer-se com uma recusa e uma rejeição à Reforma da Previdência da forma como foi apresentada pelo atual governo federal”.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Sociais, Jacson da Silva Sousa, agradeceu o apoio e empenho da diretoria da Seccional para a realização do ato, bem como a presença de todos os participantes. “A OAB também está participando do fórum permanente dos trabalhadores de Rondônia, onde a matéria é amplamente discutida. Sabemos que um ato unilateral, como está sendo essa PEC, só beneficia um lado, neste caso, o Estado. Agradeço a participação de todos, pois, é necessário debater com a sociedade os reflexos práticos da proposta apresentada”.

Jacson da Silva Sousa ressaltou que é necessário debater com a sociedade os reflexos práticos da proposta apresentada

“O que assalta a tranquilidade de uma entidade como a OAB é que, mais uma vez, fórmulas mágicas são apresentadas para prejudicar o cidadão. Planta-se um discurso aterrorizante com a clara intenção de surrupiar direitos dos brasileiros. Se não nos mobilizarmos, direitos conquistados a duras penas, após um regime de exceção traumático, poderão vir sim a ser desconsiderados”, afirmou Rochilmer Rocha Filho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – RO/AC (TRT14), Shikou Sadahiro, enfatizou que “a Reforma destrói direitos e é extremamente nefasta a todos os trabalhadores. Parabenizo a OAB pela iniciativa, de chamar mais uma vez a sociedade ao debate. As mudanças são necessárias, mas da forma correta”.

Também participaram do ato o secretário-geral adjunto da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Renata Fabris; o vice-presidente da Caaro, Max Rolim; a secretária-geral da Caaro, Helena Sadahiro; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel; o presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 14ª Região, juiz Antônio César Coelho; a presidente da Associação da Advocacia Trabalhista de Rondônia, Aline Corrêa; o presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia, José Pinheiro de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários de Rondônia, Antônio Germano Torres Soares; a presidente do Conselho Estadual de Direito da Mulher, professora Raquel Silva Santos, a representante do Sindicato do Poder Legislativo, Mara Valverde.

Confira galeria de fotos do evento

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone