Página Inicial / 08 de Março – Advocacia está sendo conquistada pelo sexo feminino, declara Presidente da OAB de Guajará

Cherislene Pereira de Souza, Presidente da Subseção de Guajará-Mirim

Historicamente dominada pelos homens, a advocacia agora está sendo definitivamente conquistada pelo sexo feminino. Não apenas em termos qualitativos, onde a grande maioria dos cargos de comando nos setores jurídicos de grandes empresas é ocupada por mulheres, mas também do ponto de vista quantitativo, em Rondônia hoje elas estão em números bem próximas da quantidade de homens: são 1.889 mulheres advogadas, enquanto os advogados somam 2.334.

Para Cherislene Pereira de Souza, Presidente da Subseção de Guajará Mirim da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), esse é um número bastante expressivo já que a mulher teve que batalhar para buscar seu espaço e reconhecimento profissional durante anos até conseguir a valorização merecida.

Mineira de Belo Horizonte, Cherislene está em Guajará-Mirim desde o final de 2009, e acredita que as mulheres conseguiram grandes conquistas no mercado de trabalho, principalmente na área jurídica.

“O fato é que está havendo uma valorização cada vez maior do sexo feminino no mercado de trabalho, e as advogadas estão acompanhando esta tendência”, disse Cherislene.

O preconceito em algumas profissões ainda é inevitável, porém Cherislene sempre teve seu profissionalismo reconhecido e pelo excelente trabalho desenvolvido a frente da Subseção de Guajará-Mirim, também se tornou referência para outros municípios.