Página Inicial / 08 de Março – Zelite Carneiro, primeira mulher a presidir uma Seccional no país, faz breve relato sobre sua trajetória e desafios

Agora Desembargadora aposentada, Zelite reativou sua credencial e volta a atuar como advogada

Ter no currículo a marca de ser “a primeira mulher” a ocupar um cargo de importância institucional é comum na vida profissional da Desembargadora aposentada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Zelite Andrade Carneiro. Junto com a importância histórica de ser “a primeira” em importantes cargos, esta notável mulher aceitou também o desafio de enfrentar os obstáculos sociais por ser uma digna representante do sexo feminino.

Zelite Carneiro foi a primeira mulher a ser Presidente de uma Seccional da OAB no país (OAB de Roraima, seu Estado natal), foi a primeira mulher a ser Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e primeira mulher a ser a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Agora como Desembargadora aposentada, Zelite volta a atuar como advogada e no dia 27 de fevereiro de 2014, teve seu registro da OAB/RO – 101-A – reativado.

Aproveitando a recente comemoração do Dia Internacional da Mulher, ela atendeu ao pedido da OAB/RO e narrou algumas das dificuldades pelas quais passou para ter ao longo de sua carreira um currículo invejável.

Ela começa lembrando que “na década de 70 as coisas eram mais difíceis. Objetivamente falando, Conheci algumas senhoras que foram impedidas, pelos respectivos maridos, de exercerem a profissão. O desafio era maior, mas, como vemos, eu e muitas estamos aqui como prova de que a confiança e a persistência conduzem à vitória, removem montanhas e mudam o estado das coisas”.

Zelite lembra que quando eleita Presidente da OAB-RR, para um mandato dois anos (1981-1982), aceitou um desafio à parte: “é muito importante que eu me refira a meus contemporâneos com os quais atravessamos grandes obstáculos, que impediam que a instituição operasse à toda capacidade. Refiro-me às dificuldades de instalação física e de operacionalização mesmo, nesta incluindo a parte pecuniária. Foi uma grande honra trabalhar em prol da classe. É necessário dizer que o sucesso deveu-se exclusivamente ao incondicional apoio de meus colegas advogados de então”.

Preconceito? Claro, que a ex-magistrada já enfrentou. Ela lembra que foram muitos e muitos. “Entretanto, a vida trata dos impulsos inexoráveis que não admitem retardo e simplesmente nos lançam pra frente e para o alto”, afirma.

Para as mulheres advogadas em início de carreira ou que há muito buscam o sucesso na profissão, ela deixa uma mensagem. “Não permita jamais que o preconceito, parta de onde partir, demova seus objetivos. Com isto eu quero dizer: Não desista, respire fundo, amanhã será outro dia. É preciso honrar aquelas que, no passado sacrificaram suas vidas pela conquista de melhores espaços na ordem social, econômica e profissional”.

Aos jovens, ela recomenda que jamais deixem de estudar. “Homens e mulheres não abram mão do conhecimento. Qualquer um chega lá. E você também pode, basta ter persistência e estudar pra valer, focar seu objetivo e correr atrás dele. Existe uma máxima que diz: “Todos caem, mas só os fracos permanecem caídos. Outra máxima chinesa diz: “Uma caminhada de mil milhas começa com o primeiro passo “.

Sobre o seu retorno aos quadros dos advogados ativos da OAB, a magistrada aposentada afirma que, “retornar à Ordem dos Advogados é retornar à casa. Origem de todos os que se dedicam à atividade jurídica. É uma honra compor os quadros da OAB, afinal a instituição é o tripé da magistratura, sem ela a justiça simplesmente não funciona”.

Breve currículo
Zelite Carneiro foi promovida em 1982 para o cargo de promotora substituta em Ji-Paraná, meses depois era a promotora de Justiça do quadro do MPE – o Ministério Público de Rondônia, onde exerceu a Corregedoria Geral Adjunta e a Corregedoria Geral. Participou das Comissões Organizadoras e Examinadoras de Concurso para o ingresso no MPE. De 93 a 95 foi a Procuradora Geral de Justiça; Diretora Geral e Diretora de Ensino da Fundação Escola Superior do MPE. Desembargadora do Tribunal de Justiça em 1997 foi eleita Corregedora Geral da Justiça (2000/01), vice-presidente do Colégio Nacional dos Corregedores. Em 2002/03 eleita vice-presidente e Corregedora do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Presidiu a Câmara Criminal do TJ/RO em 2004/05 e a Comissão de Concursos para ingresso na carreira da Magistratura. Foi Presidentes do TJRO (2008 a 2009), Presidente do TRE-RO (2010 a 2011). Além da atuação jurídica, Zelite é Integrante da Academia de Letras de Rondônia, sendo atualmente a presidente da Comissão Permanente de implementação e Seleção de Atividades Culturais do Poder Judiciário Estadual e colaboradora do projeto “Eleitor do Futuro” e Conselheira Deliberativa da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – entidade de caráter nacional e internacional que luta pela participação da mulher no mercado de trabalho e à eliminação de qualquer preconceito social. Agraciada com a medalha do Pacificador, outorgada pelo Exército Brasileiro, em 25.08. 2010. Agraciada, por decreto da presidente da República, em 19.12.2012, com a medalha do Mérito Militar, no grau de oficial, no cargo de graduados. Especiais. Esta é a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro.