A primeira edição deste ano da Caminhada do Judiciário, projeto que incentiva a prática esportiva, foi bastante movimentada tanto na capital quanto nas comarcas do interior do estado. Os servidores ser organizaram e reservaram o tempo para comparecer ao evento, que é uma boa oportunidade para exercitar o corpo e contribuir com a qualidade de vida. As caminhadas este ano ocorrerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês.
Quem marcou presença foi a analista judiciário Maria Janete Rodrigues, que trabalha como revisora na Cored, para ela a proposta da Caminhada do Judiciário é bem interessante. “É uma iniciativa maravilhosa; dá oportunidade ao servidor de pensar numa vida mais saudável e interagir com os colegas de trabalho num ambiente mais informal. A retomada da caminhada propiciou a mim repensar uma rotina mais movimentada neste ano; acredito ser fundamental para o equilíbrio do corpo e mente, o que certamente me proporcionará mais energia para as questões profissionais; trará mais disposição e, com isso, mais produtividade. Quero participar de todas as Caminhadas. Eu adorei, disse a analista.
Para o coordenador do Desau, Alex Castiel, o início do Caminhada deste ano garante boa adesão do público de servidores. “Acredito que foi positiva o começo das nossas caminhadas neste ano de 2019. Conseguimos atingir um público fixo mensalmente, proporcionando a conscientização e sensibilização da prática de atividades físicas como rotina de vida. Consideramos positivo também a participação dos servidores, que em maior número, prestigiaram o evento”, avaliou.
Comarca de Buritis
A servidora Ellis Regina Silva Santos, colaboradora do Cartório Distribuidor da Comarca de Buritis entende que a inciativa assume importância para a qualidade de vida do servidor. “É vital para nós servidores, não apenas para a nossa saúde física, mas também para a saúde mental, pois além de nos exercitarmos ainda contribui para que haja uma interação com os colegas, faz com que a gente se desligue um pouco do trabalho e espaireça, coisa que no dia a dia não temos tempo. Nesse primeiro ano da realização do projeto, notei que houve uma mudança de hábitos na Comarca de Buritis, pois haviam servidores que não faziam nenhum tipo de exercício, nem mesmo uma simples caminhada e com esse projeto adquiriram o hábito e agora caminham pelo menos três vezes por semana. Espero que o projeto continue e que ajude muitas outras pessoas a criarem o hábito de se exercitar, pois o exercício físico é qualidade de vida”, revelou.
Comarca de Alta Floresta
Quem sempre marca presença nas caminhadas é o servidor Valter Pimenta da Silva, de Alta Floresta, que considera o projeto um momento que contribui para a integração com os colegas de trabalho e que pretende envolver a família neste ano. “No meu ponto de vista foi uma ótima iniciativa, pois ela veio pra auxiliar o servidor, dando um incentivo a mais na prática de atividades físicas, bem como promover a descontração entre os colegas da comarca, que, embora trabalhem no mesmo prédio, pouco se veem, pelo fato de ser em cartórios diferentes. Este ano pretendo levar meu filho para participar comigo da caminhada”, afirmou.
Comarca de Nova Brasilândia
Para ao servidor Wellington Ferreira de Morais, da Comarca de Nova Brasilândia do Oeste, a caminhada proporciona benefícios. “Diante de tanto esforço mental no dia a dia, uma pausa no trabalho para a realização de atividade física é, no mínimo, relaxante. A Caminhada do Judiciário é o passo inicial para o incentivo à prática de exercícios físicos, afinal, a harmonia entre corpo e mente é a trilha a ser perseguida por nós, servidores do Judiciário”, afirmou.