Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Procurador nacional de Prerrogativas vem à Rondônia para sessão de desagravo em Cacoal

Página Inicial / Procurador nacional de Prerrogativas vem à Rondônia para sessão de desagravo em Cacoal

Maracelia, raul e luis wagner

Maracélia Oliveira, Raul Fonseca e José Luis Wagner

O desagravo foi aprovado na 389ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), em face do juiz de direito da comarca de Cacoal, Carlos Burck. O ato será realizado nesta terça-feira(25),  às 10h no Fórum Criminal de Cacoal.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, José Luis Wagner irá à Cacoal para participar da sessão de desagravo que consiste em defender publicamente um advogado que foi desrespeitado durante o exercício da sua atividade profissional. Atividade esta que tem como finalidade defender os interesses do cidadão brasileiro. O ato contará também com a presença do Procurador Nacional de Prerrogativas Adjunto, advogado rondoniense Raul Fonseca.

Sobre o caso

A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da OAB/RO ingressou com habeas corpus em favor de um advogado preso na operação “Detalhes”, em maio deste ano, após ter sido negada a prisão domiciliar, requerida diretamente ao juiz.

A presidente da CDP, Maracélia Oliveira, explica que no habeas corpus, a Comissão não discutiu em momento algum os motivos para a prisão temporária – depois convertida em preventiva -, apenas solicitou que, na ausência de sala de estado maior em Cacoal, o advogado ficasse preso em regime domiciliar, conforme determina o art. 7º, inc. V, da Lei nº 8.096/94.

O desembargador plantonista, Eurico Montenegro Júnior, concedeu a liminar na noite de sexta-feira, do dia 08 de maio. Porém ao invés de cumprir a determinação do desembargador, e após prestar a informações devidas, o juiz assinalou em despacho que a OAB teria sido desleal por não apresentar o advogado para instalação de tornozeleira, quando a decisão liminar não tinha feito nenhuma referência ao monitoramento eletrônico.

“O que motivou o desagravo foi o juiz ter afirmado que os advogados que serviram à OAB não trilharam pelo caminho da lealdade por não terem apresentado o advogado para colocar a tornozeleira, sem que houvesse qualquer decisão nesse sentido na liminar concedida. Na verdade, a conduta do juiz é que está sendo objeto de nítida discussão quanto à licitude no agir”, disse Maracélia.

Fato traz à tona problemas com a segurança jurídica do Estado

“Esse episódio avilta a segurança jurídica no Estado. Um lamentável atentado a uma decisão judicial de segundo grau, ferindo a dignidade da justiça e a advocacia, enfim, contra o Estado Constitucional de Direito”, pontua o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Pelos fatos narrados, a OAB/RO emitiu nota em que repudiou publicamente o lamentável episódio em que, em total menoscabo à decisão proferida em sede liminar, o juiz negou sua efetividade e seu cumprimento, colocando em risco à esperada segurança jurídica.

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone