Na noite desta segunda-feira (24), ocorreu o ciclo de debates “50 anos de Stonewall: conquistas e desafios da comunidade LGBTI” na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em Porto Velho. O evento foi coordenado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO.
Durante o ciclo de palestras, foram debatidos sobre a criminalização da LGBTfobia; a Lei Maria da Penha, que abrange mulheres transexuais; casamento e união homoafetiva e desafios que a comunidade LGBTI ainda tem para combater o preconceito.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, lembra que a Ordem é defensora da Constituição Federal, que prevê no Art. 3º que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é promover o bem de todos, sem preconceitos ou qualquer forma de discriminação.
“É uma satisfação estar em eventos desta natureza, que buscam o exercício pleno da cidadania, especialmente no momento em que vivemos. Todos os dias vemos casos de pessoas assassinadas devido a sua orientação sexual e isto é inadmissível”, completa Elton Assis.
A revolta de Stonewall ocorreu em um bar gay, chamado Stonewall Inn, na cidade de Nova York, na madrugada do dia 28 de junho de 1969, e é vista como um marco na luta pelos direitos dos homossexuais.
“Nós escolhemos a data para começarmos uma série de eventos voltados para a comunidade LGBTI, porque precisamos conversar sobre todos os assuntos que envolvem estas pessoas”, fala a presidente da Comissão, Renata Queiroz.
Renata informa ainda que a Comissão está firmando parcerias com outras instituições, visando o fortalecimento do combate ao preconceito.
O evento, que teve apresentação de dança do grupo Ariane Tonon, contou com a participação do secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, e dos palestrantes Fábio Viana Oliveira, Igor Veloso Ribeiro, Anne Cleyanne Alves, Jorrana de Oliveira da Silva e Heverton Aguiar.