O falecimento de Heitor Magalhães Lopes, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), ocorrido neste sábado (03/06), mobilizou uma onda de homenagens. Entre os que prestaram tributo estão amigos de longa data, ex-presidentes da OAB-RO e representantes do Poder Judiciário, todos recordando seu notável legado para a advocacia rondoniense.
Andrey Cavalcante – O pesar que nossos corações sentem no dia de hoje jamais será maior do que o legado que deixou na OAB Rondônia, vida e Missão de todos nós! Descanse em paz, nosso sempre Presidente Heitor Magalhães! Que Deus abençoe e traga o conforto necessário a todos os amigos e familiares!
Elton Assis – Heitor Magalhães Lopes foi um grande homem, apaixonado pela nossa profissão e pela OAB, me inspirou e a muitos outros. Deixará saudades não apenas como líder, mas também como querido amigo.
Vera Paixão – Um grande homem, amigo, profissional que colocou a Advocacia e a OAB/RO em destaque na sua vida e na sociedade. A Ele toda nossa gratidão, reconhecimento e honraria. Externamos nossos mais profundos sentimentos rogando a Deus que o acolha e conforte os corações dos familiares e amigos.
Pedro Origa Neto – Heitor foi um presidente que criou e instalou seccionais em todo interior. Foi um presidente muito ativo na defesa de prerrogativas e do estado democrático de direito. O seu nome está escrito na história de Porto Velho e todo interior. Nestes momentos não é fácil falar, pois a emoção e tristeza tomam conta da gente. Que Deus continue a protegê-lo.
Orestes Muniz – Dr Heitor Magalhães Lopes, advogado muito competente, ético, desempenhou um papel muito importante na OAB-RO, principalmente na defesa das prerrogativas da advocacia. Tive a oportunidade de conviver com ele durante um bom período de sua gestão e posso afirmar que é era uma pessoa que vivia a OAB e se empenhava pela defesa dos advogados e da sociedade.
Hélio Vieira – Nesse momento de tristeza, eu só tenho dizer ao Heitor Magalhães, um brilhante presidente. Para vocês terem uma ideia, foi o presidente de interiorizou o Estado de Rondônia, através de criação de subseções. E por outro lado, a primeira sede da OAB-RO também foi ele quem adquiriu na Avenida Calama. E um outro ponto positivo de Heitor Magalhães, é que os nossos conselheiros federais eram nomeados pelo Rio de Janeiro, não havia conselheiros federais no Estado de Rondônia para o CFOAB e o Heitor Magalhães conseguiu vencer essa batalha perante o CFOAB e implementou os três conselheiros federais a nível nacional via Rondônia.
Odair Martini – Faleceu Heitor Magalhães. Devemos, nós advogados contemporâneos dele, lembrarmos do advogado atuante que foi e, como presidente da Seccional da OAB-RO, por vários mandatos, como um lutador da causa, não só da advocacia, mas também da Justiça. Eram tempos diferentes, recém-saído da ditadura, o país, a advocacia e a justiça precisavam se firmar. Heitor, sempre guerreiro, soube conduzir a causa das liberdades que ainda sofriam restrições. A jovem advocacia atual, precisa olhar para a época do Heitor e tomá-la como exemplo.
José Antônio Robles – corregedor-geral do TJRO – Heitor Magalhães Lopes Ele era um pessoa muito especial no nosso meio e jamais poderia esquecê-lo, pois foi ele quem entregou minha carteira de advogado em 1988.
Marcos Alaor – presidente do TJRO- O advogado Heitor Magalhães Lopes, além de presidente, foi examinador pela da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia em diversos concurso deste Tribunal, inclusive do meu, do desembargador Alexandre Miguel e do desembargador José Jorge. E foi professor universitário na Universidade Federal de Rondônia da condição de colaborador. Portanto, sua excelência sempre teve um espírito público muito grande em colaborar com o Poder Judiciário e com as causas da justiça no Estado de Rondônia enquanto esteve entre nós.
Desembargador Hiram Marques – Doutor Heitor Magalhães, um dos nossos pioneiros da advocacia, teve uma passagem marcante na OAB-RO, como seu presidente e conselheiro federal por vários mandatos, além de professor colaborador da Universidade Federal de nosso Estado. Com seu espírito democrático e progressista, inseriu de forma pujante a advocacia rondoniense no cenário nacional. Com sua reconhecida competência e liderança, fez da OAB-RO, uma ativa colaboradora não só na consolidação de nosso Estado e do Poder Judiciário, principalmente na criação do TRT-14ª Região. Induvidosamente, esse valoroso advogado, amigo e companheiro que sempre enalteceu o nosso valor como cidadãos e advogados, nos deixa um legado de realizações dignos dos grandes homens que por aqui aportaram. Nossos sinceros agradecimentos e que Deus nos conforte dessa irreparável perda.