A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) de Cacoal, implantou, na sexta-feira (26), o ‘Projeto Pérola’ na Casa de Detenção do município. A iniciativa, idealizada pela presidente da CMA do município, Gloria Chris Gordon, tem como objetivo fomentar a leitura, a escrita, o aprendizado e a cultura, através de concurso de poesias, possibilitando a remição de penas às pessoas privadas de liberdade.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, elogia a iniciativa. “É uma forma de humanizar o sistema prisional, dando mais esperança e uma nova perspectiva às pessoas que estão privadas de liberdade. Todos saem ganhando com iniciativas desta natureza”.
A presidente da CMA de Cacoal, Glória Chris Gordon, destaca que “A ideia é trazer um alívio e ocupar as mentes das apenadas com coisas boas, buscando a ressocialização e uma esperança para quando deixarem o sistema prisional”, comenta.
O projeto foi muito elogiado pelo juiz da Execução Penal, Ivens dos Reis. “Este é um trabalho que certamente trará bons frutos, mesmo que nem todas as participantes venham a alcançar as primeiras colocações, pois, aprenderão muito com este concurso”.
A fim de dar um impulso inicial e incentivar o concurso, a professora Maria Lindomar doou alguns exemplares de livros de poesias para inspirarem as reeducandas que participarão do 1° concurso, bem como, se dispôs a orientá-las na produção de suas poesias.
O 1° concurso foi fixado para o dia 30 de junho de 2018, sendo que no mês seguinte será apresentado o resultado para que seja realizada a remição alcançada pelas participantes que alcançarem os 1°, 2° e 3° lugares.
Na ocasião, estiveram presentes as integrantes da CMA de Cacoal Letícia Sesquim, Amanda Mangieri, Sabrina San; os diretores da Subseção de Cacoal, Claudiomar Bonfá, secretário-geral; e Jaquelize Rodrigues, diretora tesoureira; o juiz da Execução Penal do município, Ivens dos Reis Fernandes; a professora Maria Lindomar dos Santos; a presidente da Academia de Letras de Cacoal.