Página Inicial / OAB-RO marca presença no IX Colégio de Ouvidores com enfoque em segurança jurídica

Na sexta-feira (23), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO) marcou presença no IX Colégio de Ouvidores da OAB, realizado em Recife, Pernambuco. O evento reuniu membros da Ordem Nacional, autoridades, ouvidores e representantes de todas as seccionais do país, com o objetivo de fortalecer o papel das ouvidorias na defesa das demandas da advocacia e da sociedade.

A OAB Rondônia foi representada pela Ouvidora da Mulher, Dra. Iarlei de Jesus Ribeiro, e pelo Ouvidor-Geral Adjunto do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Dr. Juacy Loura Júnior. Durante o evento, os representantes rondonienses se destacaram nas discussões sobre o papel das ouvidorias na advocacia, com foco especial na criação de estratégias para combater fraudes envolvendo falsos advogados, um problema que tem afetado a segurança e a confiança da população.

Dra. Iarlei Ribeiro enfatizou a importância desse espaço para a troca de ideias e a busca por soluções conjuntas que visam a melhoria contínua da advocacia em Rondônia e em todo o Brasil. Ela também ressaltou o trabalho árduo promovido pela presidência da seccional Rondônia, que tem atuado para criar mecanismos de proteção contra essas fraudes. Entre as ações mencionadas por Iarlei, estão a assinatura de um convênio com a Polícia Civil do Estado, a criação de um canal de denúncias no site da OAB-RO e campanhas massivas de esclarecimento, tudo com o intuito de proteger a advocacia e a cidadania dos golpes.

“A ouvidoria tem um papel fundamental para a advocacia e para a sociedade civil. É o primeiro canal de acesso do cidadão rondoniense com a gestão da OAB. Uma ouvidoria forte representa uma advocacia e cidadania respeitada”, destacou Dra. Iarlei.

O presidente da OAB-RO, Dr. Márcio Nogueira, comentou a importância da participação da seccional no evento. “A presença da OAB Rondônia em eventos como o Colégio de Ouvidores é fundamental para reafirmar nosso compromisso com a transparência e a defesa da advocacia. Estamos empenhados em combater fraudes que possam prejudicar tanto os advogados quanto a sociedade, e o trabalho realizado pela ouvidoria é um pilar essencial nesse processo”, expressou o presidente.

Dr. Márcio Nogueira também expressou seu agradecimento aos representantes da OAB-RO no evento. “Quero destacar e agradecer profundamente o empenho da Dra. Iarlei de Jesus Ribeiro e do Dr. Juacy Loura. A atuação de ambos tem sido exemplar, levando o nome de Rondônia e da nossa advocacia ao cenário nacional com muita competência e comprometimento. Eles têm representado com excelência a nossa seccional, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento da advocacia e a proteção dos nossos profissionais e cidadãos”, concluiu Dr. Márcio.

Dr. Juacy Loura Júnior, Ouvidor-Geral Adjunto do CFOAB, também compartilhou sua visão sobre o evento. “O IX Colégio de Ouvidorias foi, sem dúvida, um marco para definir assuntos inerentes à temática de ouvidoria do sistema OAB. No colégio foram tratados temas que, além de fortalecer as ouvidorias, são voltados para o fortalecimento da própria advocacia, como a indicação de criminalizar o exercício irregular ou ilegal da profissão de advogado, os golpes de que os advogados vêm sendo vítimas, dentre outros. Para mim, é uma honra ladear o Ouvidor-Geral José Augusto Noronha e, ao mesmo tempo, representar nosso estado de Rondônia como ouvidor nacional adjunto. Agradeço a confiança do Presidente Beto Simonetti e do Presidente Márcio”, disse Dr. Juacy.

O evento foi marcado por intensos debates, compartilhamento de ideias e troca de conhecimentos entre os participantes, reforçando a importância das ouvidorias como canais essenciais para ouvir e atender as demandas da advocacia e da sociedade. A criação de uma Campanha Nacional contra o Golpe dos Falsos Advogados foi uma das principais deliberações do encontro, destacando o compromisso das ouvidorias em proteger os cidadãos e advogados de práticas fraudulentas.

A presença ativa dos representantes de Rondônia no IX Colégio de Ouvidores reafirma o compromisso da OAB-RO em promover a transparência, a proteção e o fortalecimento da advocacia no estado e em todo o Brasil.