O primeiro a conquistar uma graduação em ensino superior na sua família, Alex Rodrigo Teixeira Ferreira acredita em vocação e destino. Sempre foi um sonhador e em sua trajetória, não transformou apenas a sua própria vida, mas também inspirou sua mãe, que decidiu se formar posteriormente.
“Fui o primeiro e isso me enche de orgulho, acredito que a vida me levou para o Direito. Nunca me arrependi, sinto que essa é verdadeiramente a minha profissão.”, relembra.
Ainda estudante de Direito, iniciou sua jornada profissional, como colaborador na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), passou por diferentes funções dentro da OAB, de auxiliar administrativo a coordenador da Secretaria-Geral. Tem plena visão de cada setor da instituição. Seu plano era advogar logo após de receber sua credencial, mas seu caminho tomou um rumo diferente quando descobriu uma nova vertente da advocacia: a gestão.
“Hoje, a advocacia se divide em várias especializações. Existem advogados que peticionam, outros que gerenciam e outros que fazem a parte comercial. Descobri que sou bom na gestão e me dediquei a isso.
Ao longo dos anos a experiencia adquirida foi aliada ao conhecimento sobre a instituição, consolidando sua trajetória dentro da Ordem. Com o tempo, surgiu a oportunidade de trabalhar diretamente com o atual presidente da Seccional, Márcio Nogueira, que na época ocupava o cargo de Secretário-Geral.
Com uma visão transformadora e vasta experiência, Alex alcançou uma nova etapa em sua carreira, Tesoureiro da OAB Rondônia. Esse novo desafio permitiu que ele se aprofundasse ainda mais na administração e gestão da Ordem, agora como tesoureiro, destaca a importância de conhecer profundamente a instituição: “Hoje, vejo que a responsabilidade é ainda maior. Mas, por conhecer a OAB tão bem, consigo enfrentar os desafios com mais segurança.”
Para Alex, seu trabalho vai além da gestão financeira. Ele deseja deixar um legado de modernização na OAB. “Tudo o que me proponho a fazer, procuro sempre aperfeiçoar. Não aceito que as coisas fiquem do jeito que estavam.” Ele acredita que a advocacia está em constante evolução e que os profissionais devem se adaptar. “Antigamente, o advogado fazia de tudo um pouco. Hoje, precisamos especializar e entender de empreendedorismo, marketing e gestão. Meu legado é ajudar a advocacia a compreender essa transformação.”
O principal objetivo de Alex é tornar a OAB Rondônia financeiramente autossuficiente, um desafio inédito nos 50 anos da instituição.
“Nunca fomos autossustentáveis. Meu maior desafio é fazer com que, pela primeira vez na história, gastemos apenas o que arrecadamos. Esse é o legado que quero deixar”.