Nascida e criada em Cacoal, Thalia Célia Pena da Silva transformou desafios em oportunidades. Apesar das dificuldades, sempre teve o apoio e os valores transmitidos por seus pais. Aos 16 anos, iniciou sua trajetória profissional na Caixa Econômica Federal. No último ano do ensino médio, precisou mudar de escola devido a uma greve e ingressou em uma instituição particular para concluir os estudos. Após se formar, voltou a trabalhar na Caixa aos 22 anos, conciliando trabalho e sua busca por crescimento profissional.
Estudei boa parte da infância e adolescência em escola pública, não tive muitas condições financeira, mas devo toda a minha base aos meus pais.”
A escolha pelo Direito surgiu da busca por crescimento e estabilidade, sendo a opção mais acessível para ascensão profissional em sua cidade. No 9º período da faculdade, Thalia foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) e, desde então, dedica-se integralmente à advocacia, com um olhar atento à transformação social e à defesa dos direitos trabalhistas.
Sou uma mulher cristã, com uma fé que nem eu acreditava que poderia ter um dia. Construo meu legado com base em princípios éticos e com a vontade de impactar a vida das pessoas.”
No início da carreira, enfrentou obstáculos. Jovem e mulher, precisou provar sua competência antes mesmo de ser ouvida. Mas cada desafio fortaleceu seu propósito. Sua atuação não se restringe ao escritório: Thalia busca ser a voz de quem precisa, conectando a advocacia ao seu propósito de vida.
“Apesar dos avanços, a voz feminina ainda assusta alguns, mas a luta por espaço continua diariamente.”
Sua trajetória institucional começou como presidente da Comissão de Direitos Sociais, onde liderou iniciativas que resultaram na doação de toneladas de alimentos para instituições filantrópicas. Depois, tornou-se delegada da CAARO, integrou a diretoria da subseção de Cacoal e, hoje, compõe a Diretoria da Seccional.
“É inspirador trabalhar ao lado de grandes líderes e contribuir para iniciativas que promovam os direitos humanos, a justiça e o empoderamento, especialmente das mulheres e dos jovens advogados.”
Com uma atuação voltada à advocacia trabalhista, Thalia também se tornou mentora para jovens advogados, ajudando-os a trilhar um caminho com menos barreiras. Entre tantas experiências, uma em especial marcou sua trajetória: a entrega de um resultado positivo para um trabalhador que precisava do dinheiro da ação para recuperar sua dignidade.
“Doutora, com esse dinheirinho eu vou poder pregar na igreja, porque sem os dentes ninguém entende o que eu falo”, disse ele, emocionado. “Ele queria um acordo por um valor muito menor do que conseguimos, e sua gratidão foi inesquecível.” Relembra Thalia.
A motivação de Thalia vem do compromisso com a justiça e a transformação social. Saber que seu trabalho impulsiona mudanças, defende direitos e cuida das pessoas é o que a inspira diariamente.
“A certeza de que, mesmo com os desafios diários, estou contribuindo para um ambiente mais ético, humano e colaborativo na advocacia me inspira a seguir em frente.”