Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Tribunal de Ética e Disciplina da OAB notifica a advocacia sobre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em processos disciplinares

Página Inicial / Tribunal de Ética e Disciplina da OAB notifica a advocacia sobre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em processos disciplinares

Colégio de Presidentes TED

Processos em tramitação no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia por publicidade irregular e infrações ético-disciplinares que preveem a pena de censura, poderão ser convertidos em Termo de Ajuste de Conduta (TAC). A medida foi regulada na Resolução n. 04/2020 e o Provimento n. 200/2020 da OAB Nacional, e é voluntária.

Com a recente regulamentação, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil passa a vigorar com o acréscimo dos artigos 47-A e 58-A, que tratam respectivamente da celebração de termo de ajustamento de conduta no âmbito dos Conselhos Seccionais e do Conselho Federal da OAB para fazer cessar a publicidade irregular praticada por advogados e estagiários. Nos casos de infração ético-disciplinar punível com censura, será admissível a celebração de termo de ajustamento de conduta, se o fato apurado não tiver gerado repercussão negativa à advocacia.

“Através dessa alteração a advocacia é beneficiada por ter a possibilidade de corrigir sua conduta e não ficar impelida em sua carreira ao passar por um processo de menor envergadura. Além disso, os Tribunais de Ética poderão focar no julgamento de causas mais graves. Porém, é preciso atenção para as restrições de aceite ao TAC”, detalha o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis.

A adesão é condicionada a obrigatoriedade do interessado de cessar a conduta objeto do TAC, reparar o dano eventualmente causado, fazer cessar os efeitos da infração, quando for o caso, bem como a se abster de praticar a mesma conduta.

O presidente do TED, José Bernardes, lembra a restrição para a solicitação de assinatura do termo: “Conforme explica o provimento, em seu artigo segundo, somente será permitida a formalização do TAC ao advogado ou estagiário que, detentor de regular inscrição nos quadros da OAB, não tiver contra si condenação transitada em julgado por representação ético-disciplinar, ressalvando-se as hipóteses de reabilitação”.

Uniformização do TAC

Em reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina da OAB, na manhã desta terça-feira (24), os presidentes debateram, entre outros itens, a efetiva implantação do TAC nos Tribunais de Ética e respectivas seccionais, além de acordarem a necessidade de uniformização para a nomenclatura e os termos do TAC. O tema será relatado e discutido novamente em reunião marcada para o dia 10 de dezembro.

CLIQUE AQUI e confira a resolução que altera o Código de Ética e o Provimento, regulamentando o TAC, pelo Conselho Federal da OAB.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone