A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através da Ouvidoria da OAB/RO e da Escola Superior de Advocacia (ESA), irá realizar a palestra ‘Poder Judiciário e a Sociedade Participativa na Era da Informação’. O evento será ministrado pelo ouvidor geral e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Claudio Allemand, no dia 27 de julho, às 19h30, no auditório da Seccional.
“Iremos falar sobre essa nova sociedade e os números do Poder Judiciário no relatório do Conselho Nacional de Justiça que iremos debater”, informa Allemand.
Segundo o palestrante, o conceito de sociedade da informação se assenta em um modo de desenvolvimento social e econômico, onde a informação desempenha um papel fundamental para a produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Allemand conta ainda que a sociedade da informação torna-se mais participativa a cada década. O ouvidor geral do CNJ irá citar Frencis Fukuyama, que formulou a seguinte questão: “poderão as democracias da era da informação manter a ordem social”?
Além desse questionamento, o palestrante enfatizou que também irá comentar sobre qual o efeito da opinião pública sobre os julgadores com o auxílio das mídias sociais.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enfatiza que os assuntos que serão abordados têm grande relevância para a advocacia rondoniense. “Este será um grande evento realizado pela Seccional, que tem a honra de trazer o ouvidor geral do CNJ, para falar de um assunto tão importante para a advocacia atualmente, e que diz respeito à discussão em torno das mídias sociais, opinião pública e o Poder Judiciário”, ressalta Andrey.
O secretário geral adjunto e coordenador da Ouvidoria da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, destaca ainda que a palestra é um meio de aprimorar os serviços prestados pela Seccional aos seus inscritos. “O tema que será abordado é de suma importância para o aprimoramento do conhecimento de todos nós advogados. Ainda mais na era da informação, em que tudo ocorre de maneira muito rápida e com grandes repercussões”, afirma Eurico.
A palestra vai contar com o apoio da Comissão de Análise de Prestação Jurisdicional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). Referindo-se à era digital, o presidente da Comissão, Amadeu Machado, afirmou ser relevante que o Poder Judiciário esteja preparado para exercer sua função, mesmo com a facilidade da promoção de informações. “É importantíssima a discussão. Ao vivenciar-se a era digital, decorrendo a facilidade de promoção de informações, bem como vertiginosa intensificação e diversificação das relações, é imperioso que o Poder Judiciário esteja preparado para cumprir com sua função precípua, oferecendo à sociedade todas as ferramentas necessárias à concretização da garantia constitucional de acesso à justiça”, avalia.
Sobre o palestrante: ouvidor-geral e conselheiro do CNJ indicado pela OAB; ex-conselheiro federal da OAB; ex-conselheiro seccional da OAB Espírito Santo; mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (Ucam/RJ); pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Vitória e em Direito da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/M.Murad).
Mais informações através do telefone 3217-2113.