Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia mobiliza advocacia para garantir cumprimento de alvarás judiciais pelo Banco do Brasil

Página Inicial / OAB Rondônia mobiliza advocacia para garantir cumprimento de alvarás judiciais pelo Banco do Brasil

Advogados e advogadas devem relatar problemas enfrentados no pagamento de alvarás para fortalecer a atuação institucional junto à Justiça e à Superintendência do Banco do Brasil.

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) está mobilizando a advocacia do estado para reunir provas de casos em que o pagamento de alvarás judiciais não foi cumprido de forma adequada pelo Banco do Brasil. A ação, coordenada pela Comissão de Defesa das Prerrogativas, é fundamental para pressionar a instituição bancária a regularizar a situação e garantir o respeito às prerrogativas profissionais.

Em conversa recente com a Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Vanessa Esber, foram esclarecidos pontos críticos do problema. Segundo ela, como não existe Justiça Federal em todas as subseções do interior, compete a Justiça Estadual a condução desses processos, em competência delegada. No entanto, como o convênio do TJRO é com a Caixa Econômica Federal, surgiram entraves para ordens de pagamento direcionadas ao Banco do Brasil, este último órgão centralizador dos pagamentos da Justiça Federal.

“O juiz estadual expede a ordem de pagamento do alvará, mas, por não ser um processo originário do TJ, os gerentes do Banco do Brasil alegam insegurança e impõem exigências adicionais aos advogados, como apresentação de procuração atualizada e certidão de militância. Essas exigências são arbitrárias e variam entre as agências, dificultando e atrasando o recebimento legítimo dos honorários e valores dos clientes”, explicou Vanessa.

A situação chamou atenção do Presidente do TJRO, Desembargador Raduan Miguel, que já alertou que o alvará, enquanto ordem judicial, deve ser cumprido de forma imediata. Tanto a OAB Rondônia quanto o Tribunal de Justiça aguardam agora o envio de casos concretos para que possam tomar providências efetivas junto à Superintendência do Banco do Brasil.

Participação da advocacia é fundamental

Apesar dos esforços da OABRO, infelizmente ainda são poucos os envios de documentação relatando as dificuldades, o que dificulta o avanço das ações institucionais. Por isso, a Comissão de Defesa das Prerrogativas reforça a importância da colaboração da advocacia.

Para facilitar o envio das denúncias, foi criado um formulário específico para reclamações relacionadas a alvarás emitidos para o Banco do Brasil. Os advogados e advogadas devem anexar cópia do alvará, requerimento de levantamento, resposta do banco, eventual negativa do juiz e um breve relato dos fatos.

O Vice-presidente da Comissão, Luiz Felipe da Silva Andrade, junto com a TI da Seccional, organizou o formulário de forma prática, facilitando o envio das informações.

Acesse o formulário e envie sua denúncia:
https://formularios.oab-ro.org.br/reclamacao_alvara

“Agora que conseguimos sensibilizar o Tribunal e abrir o diálogo com a Superintendência do banco, precisamos mostrar a realidade enfrentada pela advocacia. Só com exemplos concretos vamos conseguir mudar essa prática”, reforçou Vanessa Esber.

A OAB Rondônia conclama toda a advocacia que enfrentou dificuldades no recebimento de alvarás a colaborar, fortalecendo a defesa das prerrogativas profissionais e garantindo o cumprimento imediato das ordens judiciais.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone