Página Inicial / Presidida pela secretária-geral da OAB-RO, entrega de credenciais destaca importância da presença feminina na advocacia

O mês da mulher está encerrando e a OAB-RO realizou, na noite desta terça-feira (28), a solenidade de entrega de credenciais a 20 novos advogados e 27 novas advogadas e uma estagiária. Presidido pela secretária-geral Aline Silva, o evento também foi um momento de celebração e destaque para a importância da presença feminina na advocacia.

A entrega das credenciais é um momento muito importante na carreira de qualquer advogado, pois marca o início da atuação na profissão.

Ressaltando o significado especial, por ser realizado no mês da mulher, a secretária-geral Aline Silva, como presidente da cerimônia, leu um trecho do discurso de 1899 da primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, Mirtes Gomes, em 1899. Também citou Esperança Garcia, primeira mulher advogada reconhecida. “O que Mirtes e Esperança têm em comum? Luta e determinação para superar os obstáculos da vida e chegar aonde almejaram estar!”, disse.

Aline Silva ainda enfatizou a importância do papel dos novos advogados e advogadas na defesa dos direitos e no processo de Justiça, assim como a necessária atuação com ética e responsabilidade. “Andem pelo caminho da ética, por várias vezes serão testados a pegar atalhos, mas não peguem, pois no final da caminhada o que verdadeiramente importará é o bom nome deixado e não a fortuna amealhada”, asseverou.

Em seu discurso, o conselheiro seccional e o presidente da Comissão de Planejamento e Gestão Estratégica da Ordem, João Bosco Machado de Miranda, citou que “não haverá êxito profissional se não exercitarmos a ética e a preocupação cívica, engrandecendo o sistema OAB, respeitando nosso estatuto e estarmos vigilantes às tentativas de diminuírem a justiça e a democracia, retirar as nossas prerrogativas. Dentro deste contexto, estamos nós os advogados e advogadas, os que fazem a abertura da trilha, dos caminhos e das portas da justiça aos que necessitam dela”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Elton Fülber, apresentou os benefícios da instituição para os novos advogados e informou que vai dar início a nova fase de vacinação em todo o estado de Rondônia.

Histórias

A oradora da turma, Lhorrany Dapper de Souza, é produtora de conteúdo digital e conquistou a aprovação no exame da ordem ainda no nono período da graduação em Direito. Primeira advogada de sua família, ela conta que, inicialmente, tinha uma visão deturpada da advocacia, acreditando que a profissão se limitava a defender bandidos. No entanto, com o tempo, ela percebeu que a advocacia é uma profissão essencial para garantir os direitos e a justiça na sociedade.

Com uma paixão especial pela área do direito previdenciário, Lhorrany tem usado suas redes sociais para produzir conteúdo sobre o tema e compartilhar seu conhecimento com o público. Sua aprovação no exame da ordem ainda na graduação foi um grande incentivo para seguir seus sonhos e continuar lutando por suas metas.

“Ser aprovada no exame da ordem quando ainda estava cursando a graduação me deu mais força para continuar e seguir meus sonhos”, disse Lhorrany. “Ainda quero ser professora. Agora, professora de Direito”, afirmou.

História inspiradora é também da professora Cleidemar Alves de Almeida, de 46 anos, que agora realizou o sonho de infância de se tornar advogada. Lecionando há 11 anos para educação infantil, Cleidemar sempre acreditou na Justiça e agora está pronta para fazer a diferença na área da advocacia.

Acompanhada do esposo, Alfeu Guimarães, da madrinha Maria do Carmo e mais duas amigas de faculdade, Cleidemar resumiu a conquista: “Ufa, foi difícil, mas eu consegui.” Sua história é um exemplo inspirador de como é possível perseguir seus sonhos e alcançá-los, mesmo que isso signifique enfrentar grandes desafios.

CEJA

Presente na solenidade, a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Jeovana, deu boas-vindas aos novos colegas e sorteou quatro ingressos para a Conferência Estadual da Jovem Advocacia (Ceja), que vai acontecer na quinta-feira e sexta-feira, em Porto Velho. Foram quatro mulheres sorteadas: Beatriz Souza Barros Quintão, Helena Maria Constante da Cunha Camilo, Beatriz de Souza Pedrosa e Deise Cristina Von Dentz de Jesus.

OAB Impulsiona

Ao final da solenidade, a secretária adjunta Larissa Rodrigues apresentou o Projeto OAB Impulsiona, uma iniciativa da atual gestão da instituição, que tem como objetivo proporcionar acolhimento e apoio estruturado para a jovem advocacia em seu início de carreira. Entre os benefícios, As medidas incluem programas de acolhimento e capacitação continuada, benefícios e programas de assistência à saúde, convênios com comércio e prestadores de serviços, atividades culturais e outras ações destinadas a incentivar e apoiar a jovem advocacia.

Entre os principais benefícios, ela destacou o plano de capacitação continuada no Advlab da Escola Superior da Advocacia (ESA-RO), programas de assistência à saúde através da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaro), além de acesso gratuito à sociedade individual, certificado digital e PIN para facilitar o trânsito nos tribunais, consultoria contábil e financeira.

Presenças

Participaram da solenidade a secretária-geral adjunta, corregedora e ouvidora geral Larissa Rodrigues, as conselheiras seccional Iarlei Ribeiro e Miriam Pereira; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Nelson Maciel, o presidente da Comissão de Advogados Criminalistas, João Bandeira, a membro da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, Vanessa Loras, Genúsia Freitas de Oliveira (CDP e Caja), Wilson Guilherme Pereira (Igualdade Racial) e o membro do TED, Dagoberto Pereira dos Santos.