Página Inicial / Palco de Emoções: OABRO entrega 22 novas credenciais para advogados e advogadas em Porto Velho

A última semana do mês de setembro foi marcado por mais uma noite de emoções para os novos advogados e advogadas credenciadas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO). Na noite da última segunda-feira (25/09), em Porto Velho, foi realizado uma solenidade na qual 22 novos membros da advocacia fizeram o compromisso e receberam suas credenciais, tornando-se habilitados ao exercício da profissão.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, iniciou o evento pedindo que a nova advocacia abraçasse aqueles que foram sua fortaleza até este momento, como forma de agradecimento pela emoção que envolveu todos os presentes.

Inara Prata Moreira, oradora da turma, marcou o início da cerimônia com muita emoção ao lembrar dos esforços de cada um para poder receber sua credencial, tornando-se assim um advogado ou uma advogada licenciada pela Ordem.

O Conselheiro Federal, Alex Sarks, esteve presente e discursou sobre a importância da OABRO na vida de cada membro da Ordem e fundamentou o papel crucial da profissão da advocacia na sociedade, além da defesa da OABRO em relação às prerrogativas e à Constituição Brasileira, na luta pela sustentação oral presencial para a ampla defesa de cada cidadão, incluindo os envolvidos no ato do dia 08 de janeiro. “A OABRO estará presente na defesa do Estado Democrático de Direito, na ampla defesa, e seguiremos na luta a favor da sociedade”.

O Paraninfo da turma, o coordenador do curso de direito da Faculdade Sapiens, Moisés de Almeida Góes, parabenizou os novos profissionais da advocacia e ressaltou a importância da profissão.

Márcio Nogueira destacou a nobreza da profissão, a dedicação à justiça social e as iniciativas que a OABRO tem realizado em prol dos novos profissionais e o acolhimento que estes terão a partir daquele momento. “Pelas nossas mãos, a Justiça é realizada! Somos o instrumento fundamental para que ela aconteça dentro da sociedade, e nunca se esqueça: a ética sempre vale a pena!”.

O evento estava cercado de histórias inspiradoras, entre elas, Gabriele Marchese Calazans, que demonstra a determinação e a paixão que muitos advogados possuem por sua profissão. Sua jornada não foi fácil. Gabriele formou-se em 2021, porém enfrentou desafios emocionais que a impediram de passar no exame da Ordem na primeira tentativa. No entanto, ela encontrou apoio em seu marido, e a força de ser mãe se tornou um pilar fundamental para finalmente passar no exame.

Gabriele ressalta que a advocacia não é apenas um trabalho, mas uma ponte entre a sociedade e a justiça, onde as pessoas podem buscar e obter seus direitos. “Eu penso que a advocacia é uma das profissões mais humanas que existem, e hoje eu tenho mais certeza do que nunca de que é essa profissão que eu escolhi, e vou segui-la com muita dedicação e ética”, destaca.

Jean Morais dos Santos começou sua história com o direito inspirado por seu pai, que trabalha no Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 14). Ao longo da sua jornada, Jean teve dificuldades financeiras durante seus cinco anos de faculdade, precisando trabalhar em mercados para ajudar a pagar a mensalidade. Ele ressalta que a entrega de credencial é o marco na sua carreira, como também na sua vida. “Não foi fácil, mas fui inspirado pelo meu pai que foi técnico judiciário do TRT. Batalhei bastante e hoje conquistei o meu grande sonho”, discorre Jean.

Além do presidente da OABRO, Márcio Nogueira, estiveram presentes no evento Andrey Cavalcante, membro Honorário Vitalício; Alex Sarks, Conselheiro Federal; secretária-geral, Aline Silva; secretária-geral adjunta e ouvidora-geral, Larissa Rodrigues; secretária-geral adjunta da Comissão de Acolhimento a Jovem Advocacia e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Genúsia Oliveira; presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Jeovana; membro da Comissão de Seleção e Habilitação, Eduardo Augusto Ceaccato, diretor geral da Escola da Advocacia , Edson Pontes Pinto, secretário-geral da Comissão Especial de Fiscalização e Defesa dos Honorários Advocatícios, Erisson Ricardo Roberto Rodrigo da Silva.