A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia, vem através de sua Diretoria repudiar o ataque promovido por membros da atual gestão que em razão de suas pretensões pessoais confundem o campo institucional com o eleitoral.
A Ordem dos Advogados do Brasil, é um instituição que tem por finalidade a defesa intransigente da ordem jurídica, do estado democrático de direito e do advogado. Em sua estrutura organizacional conta com uma Caixa de Assistência – cuja diretoria foi eleita conjuntamente com a Diretoria Seccional, Conselheiros Federais e Conselho Seccional – a qual é dotada de atribuições assistenciais pautadas segundo a agenda institucional.
É patente na nota, ora repudiada, que se tenta dividir a Ordem e seu Órgãos como se coisas distintas fossem. Essa postura evidencia uma completa ausência de comprometimento institucional de pessoas que deveriam zelar por nossa Seccional por serem dirigentes da mesma.
Utilizaram-se de uma nota supostamente institucional para realizar promoção político pessoal e ao mesmo tempo denegrir aqueles que reputam como adversários. Nunca se viu um dirigente da Ordem, ou um Órgão da OAB, vir a público atacar a própria instituição em quaisquer meios de comunicação.
A OAB, Seccional Rondônia, pauta sua gestão com austeridade fiscal e econômica, além de rígida reponsabilidade financeira. As despesas com as carteiras emitidas pela OAB têm sido pagas regularmente. Percebeu-se, no entanto, que uma nota, de valor irrisório, que sequer foi cobrada restou olvidada no pagamento das obrigações e já foram adotadas providências para o adimplemento.
Por fim, deve se repisar que as eleições são episódicas, os gestores passageiros, mas a instituição é perene. Ser militante de Ordem exige uma postura altaneira e um elevado espírito público capaz de se sobrepor a impronunciáveis interesses sectários.
Diretoria da OAB Rondônia