Página Inicial / Humanidade, advocacia, tecnologia e transformação: A abertura da XV CEAr marca uma nova etapa do direito rondoniense

Com o Teatro Palácio das Artes lotado, a XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense (CEAr) foi um sucesso. O tema desta edição foi “99% Você, 1% Tecnologia e 100% Transformação”. A CEAr proporcionou à advocacia de Rondônia uma série de capacitações por meio de talks, palestras, oficinas e consultorias focadas no uso da IA e diversas tecnologias para a prática jurídica, visando o aprimoramento profissional e a adaptação a este cenário em constante evolução para os profissionais do direito.

A CEAr contou com a participação das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), destacando a união da advocacia rondoniense neste evento. Entre os presentes, a advogada da subseção de Ji-Paraná, Márcia Dantas, presidente da Comissão do Direito Agrário e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, destacou a importância da CEAr para elevar a qualidade do direito no estado. “A OABRO apresentou uma grande proposta para advocacia rondoniense. A CEAr, vem para simplificar a visão do profissional quanto a tecnologia, entre elas, podemos citar Advocacia 4.0. Percebemos a grande receptividade para o evento, uma vez que muitos se deslocaram de suas cidades até a capital pra prestigiar o evento, e acredito que Rondônia esteja pronta para esta transformação”, destaca Márcia.

Luise Haufes, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), comenta que a expectativa de renovação de gestão de seu escritório e inserção de novas tecnologias para o aprimoramento da sua atuação, se deslocou para Ji-Paraná até a capital para participar do CEAr. “Estou na expectativa de aprimorar meus conhecimentos quanto às práticas da profissão atrelada a tecnologia. Estamos vivendo um momento inédito e temos a oportunidade de desenvolver nossas habilidades com esta CEAr”, ressalta Luise.

A abertura começou com a interpretação da canção “Amanhã” pela cantora Gabriê, simbolizando o futuro da advocacia, tornando um momento inspirador para todos os presentes. O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, em sua fala inicial, comenta a importância da Conferencia para todos os profissionais do direito, e apresentou a proposta da CEAR, representado por advogados e advogadas da Seccional.

A Maria Eugenia enfatizou a importância da diversidade, representando 33% desse compromisso. Thiago Carvalho trouxe a tecnologia para o centro do palco, também com 33% de destaque. Maria Idalina ressaltou o conhecimento jurídico, representando outros 33% do compromisso do evento. Roger Taylor trouxe à tona a conexão da cultura e valorização das raízes, representando 99% desse aspecto.

Eliel Soeiro, representando o 1% tecnológico, expressou sua paixão pelo conhecimento e a amplificação do mesmo na advocacia. Genúsia Oliveira, finalizou apresentando o 100% da transformação que a advocacia precisa abraçar. Ela encerrou enfatizando que, juntos, são a advocacia do futuro.

Em seguida, o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB, Rafael Horn, discursou uma proposta para toda a advocacia, o Perfil Adv. uma iniciativa para conhecer os advogados e advogadas de todo o país e suas necessidades, sugestões e complexidades com mais profundidade de acordo com a região do Brasil. Rafael Horn destacou iniciativas que foram potencializada na pandemia como a tecnologia prática jurídica, e mencionou a defesa das prerrogativas em âmbito nacional, uma posição que tem sido apoiada por líderes como Alex Sarkis, representante a OABRO no Conselho Federal.

Márcio Nogueira conclui que a proposta da CEAr é levantar a bandeira da OABRO e as transformações que ocorreram nos últimos anos. “Precisamos refletir sobre o papel fundamental da advocacia na sociedade e as mudanças necessárias para enfrentar os desafios do futuro “, destacou.