Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TRT-RO/AC instala seu primeiro Centro de Conciliação na abertura da XII Semana Nacional de Conciliação

Página Inicial / TRT-RO/AC instala seu primeiro Centro de Conciliação na abertura da XII Semana Nacional de Conciliação

Além da inauguração do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) no Fórum Trabalhista de Rio Branco, foi lançado o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica

Presidente do Regional, desembargador Shikou Sadahiro, coordenou a cerimônia

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) abriu a XII Semana Nacional de Conciliação na segunda-feira (27) com a instalação do primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) da jurisdição no Fórum Trabalhista Juiz Oswaldo de Almeida Moura, em Rio Branco (AC), e o lançamento do aplicativo “Justiça do Trabalho Eletrônica – JTe”.

A cerimônia foi coordenada pelo presidente do Regional, desembargador Shikou Sadahiro, com o apoio do juiz Auxiliar da Presidência e coordenador dos Cejuscs de 1º grau, Vitor Leandro Yamada. O marco foi prestigiado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, advogados, magistrados, servidores, além de trabalhadores e empresas que eram partes de processos da pauta do dia.

Shikou Sadahiro registrou a sua satisfação de estar no Acre para instalar o primeiro Cejusc do Regional, bem como para abrir a XII Semana Nacional de Conciliação, que acontece em todo o Brasil até 1º de dezembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A grande importância da instalação do Cejusc é incutir a cultura da conciliação que é o meio mais rápido, eficiente e eficaz de solucionar os litígios, pois desse acordo homologado não cabe recurso. O Cejusc tem a importância de pegar as demandas e tentar buscar essa via conciliada, que é o melhor para as partes. Com isso, pretendemos cada vez mais mostrar o compromisso do TRT com a população em melhorar a prestação jurisdicional”, ressaltou.

Yamada também destacou a instalação do Centro e explicou como será o seu funcionamento. “A resolução alternativa de disputas é um método que nós temos que utilizar para solucionar os conflitos. É um grande feito para o Tribunal instalar essa primeira unidade do Cejusc aqui em Rio Branco. Ele vai funcionar vinculado a todas as Varas do Trabalho. E as Varas vão encaminhar os processos, tanto de conhecimento, quanto de execução, para uma tentativa de composição amigável aqui para o Cejusc e paralelamente a isso as audiências de instrução vão continuar sendo realizadas em cada uma das unidades”, informou.

O representante da OAB/AC, Cássio Holanda, elogiou o projeto. “Parabenizo o TRT da 14ª Região pela iniciativa em propiciar ao jurisdicionado a melhor forma de solução de conflitos que seriam aqueles solucionados pela via da conciliação. Nesse sentido a OAB é entusiasta dessa iniciativa que favorece não só ao poder judiciário, mas principalmente ao jurisdicionado”, registrou.

Para o diretor do Fórum Trabalhista e juiz do Trabalho Titular da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, Edson Carvalho de Barros Júnior, a instalação do Cejusc deve dar mais rapidez na tramitação das ações trabalhistas. “O que vai acontecer é uma drástica redução no tempo de tramitação dos processos. Tanto para empregado, quanto para empregador é muito importante que façam acordo no processo porque isso é uma solução rápida e fácil e satisfaz as duas partes, sendo uma solução razoável para o seu processo, afirmou ao completar que o processo do trabalho foi construído sobre três pilares e um deles é justamente a conciliação.

Aplicativo
A solenidade marcou também o início do funcionamento na 14ª Região do aplicativo “Justiça do Trabalho Eletrônica – JTe”. A novidade foi apresentada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-RO/AC, Robert Rosa, que explicou as funcionalidades do aplicativo que está disponível para celulares dos sistemas Android e IOS (lojas Google Play e App Store).

A ferramenta, desenvolvida pelo TRT5-BA, permite ao público acompanhar a movimentação dos seus processos, acessar o histórico dessa movimentação, ver sentenças e outros documentos de cada ação em PDF e consultar notícias sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho. O JTe também possibilita emitir e visualizar boletos para pagamentos, conectando diretamente a Caixa Econômica Federal. Além disso, o usuário pode verificar jurisprudência e pautas de audiências e sessões, entre outras comodidades.

Em Porto Velho, o aplicativo será apresentado na quarta-feira (29), às 11h, no Auditório do TRT14.

Fonte da Notícia: Tribunal do Trabalho 14ª Região

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone