A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), participou da mesa redonda ‘Gênero e Diversidade no Contexto Escolar’, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
O evento, que está em sua terceira edição, caracterizado como Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade (Seind), foi criado por meio da Lei 11.988/2009, com objetivo de abordar temas relativos à cidadania, complementando o currículo obrigatório do Ensino Médio e Técnico.
O projeto, que contou com a participação de professores, estudantes, profissionais liberais, técnicos e pesquisadores, é a criação de espaços dialógicos dentro do ambiente escolar com a finalidade de aprofundar as discussões e as problemáticas levantadas durante as sessões.
Para o presidente da Comissão, Julio Yriarte, o evento permite a capacitação dos participantes para atuação junto à política de inclusão educacional e social. “É uma análise e integralização das ações de combate à discriminação e ao preconceito, por meio da atuação dos agentes educacionais, que despertam a conscientização e reflexão sobre várias temáticas que não estão diretamente inseridas no cotidiano dessas pessoas. Se espera, com isso, influenciar a reflexão conceitual dos alunos sobre temas complexos e polêmicos”, comenta Yriarte ao assegurar que a ação trouxe resultados positivos e animadores.