Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO comemora aprovação de Emenda na CAE do Senado que mantém ISS para advogados

Página Inicial / OAB/RO comemora aprovação de Emenda na CAE do Senado que mantém ISS para advogados

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante recebeu com grande satisfação a notícia de aprovação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado da Emenda de n° 2 ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 386/2012. A Emenda, de autoria do Senador Francisco Dornelles, mantém o regime de tributação do ISS para os advogados e demais profissionais liberais.

O PLS 386/2012 propõe mudanças no disposto nos §§ 1º e 3 o do artigo 9º do Decreto-lei 406 de 31/12/1968, que trata do regime de tributação do ISS, aos profissionais autônomos e às sociedades de profissionais. Na proposta os profissionais deixariam de ser tributados por meio de alíquotas fixas ou variáveis, e passariam a contribuir com base no seu faturamento, aplicando-se a alíquota correspondente ao serviço prestado, definida pelo Município em que estiver estabelecido.

Com a vitória da Emenda n° 2 na Comissão do Senado, o PLS 386/2012 vai ao plenário da Câmara para votação com relatório favorável a advocacia e aos profissionais autônomos.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, aprovou ainda o projeto que reforma a legislação do ISS com mudanças no sistema de tributação do imposto. A proposta fixa em 2% a alíquota mínima do ISS e veda a permissão para que sua base de cálculo seja objeto de isenções, incentivos ou benefícios tributários e financeiros — com o objetivo de acabar com a chamada guerra fiscal.

Andrey Cavalcante comentou o empenho da OAB nacional nessa luta e do grande apoio recebido dos Senadores na aprovação desta proposta, especialmente do Presidente da CAE, Senador Lindberg Farias e do autor da emenda, Senador Francisco Dorneles. Andrey também destacou o ofício encaminhado aos três Senadores de Rondônia no qual explicou os motivos pelos quais a OAB defende a manutenção da cobrança do ISS aos profissionais autônomos e da advocacia.

“Com essa vitória na CAE, esperamos contar também com o apoio de nossa bancada quando da votação da proposta no plenário, acatando o relatório favorável às Emendas”.

Assim como justificado pelo Senador Dornelles quanto a manutenção da tributação – que vigora por meio do Decreto Lei 406/68 e que passou por todas as leis nacionais reguladoras, inclusive o Código Tributário Nacional de 1966 e a LCP 116 de 2003 – Andrey argumentou no ofício aos Senadores de Rondônia, que a manutenção da tributação é absolutamente essencial para a contínua subsistência das categorias profissionais mencionada, já excessivamente oneradas pela alta carga tributária nacional”, argumentou Andrey no ofício.

“A advocacia de todo o país tem muito a comemorar com esta vitória na CAE do Senado. Ela já é um importante sinalizador de que podemos sair vencedores e garantirmos a manutenção da cobrança do imposto aos profissionais, como já acontece há mais de 45 anos”, declarou.

Mandado de Segurança

Ainda para garantir o cumprimento do Decreto-Lei 406/68, que ainda está em pleno vigor, no final do mês de outubro a OAB/RO impetrou mandado de segurança em face do município de Ji-Paraná que alterou a legislação municipal sobre a cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

De acordo com a OAB/RO, os advogados – prestadores de serviços especializados, sem caráter empresarial – tem o direito de se beneficiar com o tratamento privilegiado do Decreto-lei nº 406/68, art. 9º, § 3º, ou seja, efetuar o recolhimento fixo e/ou presumido.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO com informações do Conselho Federal da OAB

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone