Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Apagões: OAB/RO reforça pedido à Justiça Federal sobre melhoria da rede de energia elétrica

Página Inicial / Apagões: OAB/RO reforça pedido à Justiça Federal sobre melhoria da rede de energia elétrica

Representantes da OAB/RO cobram maior transparência aos consumidores

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu na última terça-feira (26) com a juíza federal substituta da Justiça Federal (JF), Laís Durval Leite, para reforçar a importância da análise dos pedidos liminares na ação civil pública contra a Eletrobrás Distribuição Rondônia sobre a adequação da rede de abastecimento de energia elétrica. Durante a reunião, foi exposta a grave problemática atual enfrentada pela sociedade, com a alta frequência de quedas e apagões.

No encontro, estiveram presentes a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da entidade, Gabriel Tomasete, o procurador jurídico da Ordem, Moacyr Pontes Netto e o defensor público-geral em exercício, Hans Lucas Immich.

Conforme explicaram os representantes da OAB/RO, os apagões, quedas e oscilações de energia ocorrem cada vez mais no estado, havendo graves falhas na prestação de um serviço que deveria ser ininterrupto, além de faltar transparência e de boa-fé com os consumidores do estado, pois as causas dos apagões nunca são expostas com clareza, nem são anunciadas melhorias.

“Pedimos maior transparência aos consumidores, devendo a Eletrobrás informar, posteriormente às quedas, as suas reais razões e quais foram os serviços realizados com o fim de evitar novos problemas”, explicou Maracélia Oliveria na reunião.

Segundo Tomasete, o fornecimento de energia é um serviço público essencial e, por isso, deve ser contínuo, sem interrupções injustificadas. “É inaceitável que a população de Rondônia continue sofrendo com quedas e até mesmo apagões, quando pagamos por uma energia caríssima e temos usinas na nossa cidade”, salienta o presidente da CDDC, lembrando que a Ordem tem a missão de defender a coletividade e que, desde 2015, tem atuado judicialmente em busca de soluções.

“Fornecimento de energia é um serviço público essencial e deve ser contínuo”, disse o presidente da CDDC, Gabriel Tomasete

Justiça – Falta de resposta da Eletrobrás
Os pedidos liminares foram reiterados durante reunião com a juíza Federal, em agosto, da qual participaram Maracélia Oliveira, Gabriel Tomasete, a procuradora da República, Gisele Bleggi Cunha e o subdefensor público-geral, Hans Lucas Immich. Naquela ocasião, por cautela, a juíza determinou a intimação da Eletrobrás para manifestação, mas a concessionária de energia sequer respondeu.

“A falta de cooperação da Eletrobrás não é de hoje, até porque no ano passado o processo já havia sido suspenso por 120 dias com a promessa de melhorias. O que temos visto é um verdadeiro retrocesso e desrespeito ao consumidor rondoniense”, disse Tomasete.

As instituições explicaram que todas as providências foram tomadas em prol dos consumidores, restando agora aguardar o posicionamento do Poder Judiciário.

Danos
As instituições levaram aos autos uma série de documentos que demonstram os prejuízos aos consumidores, comércio e indústrias, que são provocados não só pelos atuais apagões como também por frequentes quedas e oscilações que danificam os aparelhos eletrônicos, além de outros transtornos.

Na ocasião, a Defensoria Pública informou que atende diariamente dezenas de consumidores, sendo a população de baixa renda muito prejudicada com a queima de eletrodomésticos essenciais, como geladeiras, por exemplo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone