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Poder Judiciário aperfeiçoa processos de Tecnologia

Página Inicial / Poder Judiciário aperfeiçoa processos de Tecnologia

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação implantou por meio do Ato 310/2017 (DJe n. 47, de 14/03/2017), processos de trabalho previstos em guias internacionais e boas práticas como Cobit (Control Objectives for Information and Related Technologies) e ITIL (Information Technology Infrastructure Libary). O trabalho é fruto de um amplo programa de capacitação e oficinas realizadas com a equipe técnica, possibilitanto, inclusive, a certificação internacional de servidores da STIC.

Essas inovações abrangem também mudanças nas rotinas. De acordo com o art. 2º, do referido Ato, instituiu-se: Processo de Gerenciamento de Incidentes, Requisições e Demandas de Serviços de TIC; Gerenciamento de Mudanças; Gerenciamento do Catálogo de Serviços e o Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviços.

Esses procedimentos envolvem o gerenciamento de interrupções não planejadas nos serviços, redução na qualidade do serviço, redução no impacto dos incidentes, ações de restauro dos serviços, relacionando ainda com outros processos como o Gerenciamento do Catálogo de Serviços, Gerenciamento de Mudanças, entre outros.

Por aqui
Outras inovações foram implementadas, recentemente, no sistema Por Aqui, de atendimento ao usuário, que modificou o seu catálogo de serviços, tornando-se mais claro e objetivo na hora de solicitar as demandas.

Para requisitar um equipamento de informática, por exemplo, basta se autenticar no sistema Por Aqui, posteriormente clicar em Novo Chamado e, depois, no campo serviço, preencher o tipo do serviço (que funciona com um recurso de auto completar, ou seja, a pessoa inicia a escrita da palavra, em seguida o sistema traz as opções possíveis). Ao final é gerado um tíquete que contém a numeração única do chamado.

O processo de Gerenciamento de Mudanças é o mais maduro deles, tendo sido o primeiro a ser implantado. Conta com reuniões regulares de análise de aprovação de mudanças nos sistemas de informática. Cada atualização, correção, implantação de algum novo sistema ou configuração que possa afetar aos usuários são aspectos controlados pela equipe de Comitê de Gestão de TIC composto pela Secretaria de TIC e os diretores de departamento.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação está atuando em conjunto com a Sepog para regulamentação e implantação de novos processos, a fim de melhorar ainda mais os serviços.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos é só contatar com a equipe de atendimento por meio dos Telefones: 3217-1002/1003/1004/1005/1006, ou pelo e-mail [email protected].

Fonte da Notícia: Tribunal de Justiça de Rondônia

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