Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Judiciário lança Miracema, programa de proteção à criança e Adolescente

Página Inicial / Judiciário lança Miracema, programa de proteção à criança e Adolescente

Voltado para a população ribeirinha, o lançamento foi no distrito de São Carlos

A preocupante incidência de violações dos direitos da criança e do adolescente nas regiões mais isoladas do Baixo Madeira, leva profissionais do Juizado da Infância e da Juventude a fazer um trabalho de conscientização e difusão das garantias legais previstas no ECA (estatuto da Criança e do Adolescente). Trata-se do projeto Miracema, lançado nesta terça-feira, no distrito de São Carlos.

Com materiais educativos como folders, cartazes e a própria orientação de assistentes sociais e psicólogo, pretende-se atingir toda a população ribeirinhas para prevenir casos de violências ou negligências contra pessoas com até 18 anos. Considera-se como criança as pessoas com até 12 anos incompletos e adolescentes aquelas com idade entre 12 e 18 anos incompletos.

O próprio nome, Miracema, de origem indígena, cujo significado é o nascer de uma criança, remete ao que se espera com o projeto, o nascer de crianças em uma realidade livre da violações de seus direitos. O material também orienta onde procurar ajuda.

Direitos
Os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente são: direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção no trabalho.
Uma infância e adolescência saudável requer cuidado com essas pessoas. No entanto, nem sempre elas possuem proteção e acabam sofrendo violência que, na maior parte das vezes, acontece dentro de suas casas, por pessoas da família ou de seu convívio e confiança.

Tipos de violências
– Negligência: É a omissão dos adultos responsáveis pela proteção e cuidados básicos com as crianças e adolescentes. Esses cuidados podem ser: físicos, emocionais e sociais.

– Física: Ação violenta com uso da força física de forma intencional, não acidental, que pode ferir, lesar, provocar dor e sofrimento, deixando ou não marcas evidentes no corpo, podendo, inclusive, levar à morte. Exemplo: tapas, beliscões, chutes e arremessos de objetos, queimaduras, cortes, dentre outras formas.

– Psicológica: Ação ou omissão que coloca em risco ou causa dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da criança ou do adolescente. Pode se manifestar por meio de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes, bullying.

– Sexual: A violência sexual se expressa de duas formas, por meio do abuso e da exploração sexual. O abuso sexual é quando o adulto usa a criança e/ou adolescente para sentir prazer sexual. Acontece de várias formas: carícias, fotos e vídeos eróticos, olhares maliciosos, palavras obscenas, exibição das partes íntimas (tanto do violentador quanto da vítima) e ato sexual (vaginal, anal, oral). A exploração sexual é quando uma criança ou adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto, por troca de dinheiro, presentes ou favores.

O que fazer sabendo dessas violências?
Você deve procurar o posto policial mais próximo ou se comunicar através do telefone, Disque 100 (Disque Direitos Humanos). A ligação é gratuita e sigilosa.

Fonte da Notícia: Tribunal de Justiça de Rondônia

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone