OAB/RO e TCE assinam acordo para ampliar integração das instituições

Página Inicial / OAB/RO e TCE assinam acordo para ampliar integração das instituições

Márcio Nogueira e Edilson de Sousa assinaram acordo na manhã desta quarta (17). (Foto: Ascom OAB/RO)

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) assinaram, na manhã desta quarta-feira (17), um acordo de cooperação técnica para ampliar a integração das instituições. Entre os aspectos vistos como oportunidades de melhoria estão a promoção de eventos conjuntos e a realização de cursos de capacitação e desenvolvimento profissional. O objetivo é estreitar o relacionamento entre as entidades e promover o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias direcionadas à advocacia rondoniense e aos magistrados.

Pela OAB/RO, estiveram presentes o secretário-geral, Márcio Nogueira, o secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto, e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Eduardo Abílio Diniz. A diretoria da Ordem foi recebida pelo presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, e pelo conselheiro Wilber Coimbra, responsável pela Escola Superior de Contas, unidade de educação corporativa do Tribunal.

Secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto. (Foto: Ascom OAB/RO)

Para Márcio Nogueira, o acordo sela o compromisso com a nova realidade no mercado profissional. “Sempre priorizamos a valorização e fortalecimento da advocacia e, a partir dessa parceria, conseguiremos discutir temas específicos às nossas realidades, além de ser a oportunidade de apresentar novos projetos e perspectivas para nossas atuações enquanto representantes da sociedade civil, pois advogado atualizado traz benefícios extraordinários à classe, de forma que mantenhamos a boa representatividade desta célebre e respeitada instituição, a Ordem dos Advogados do Brasil”, destaca.

Segundo Eurico, a iniciativa das duas instituições valoriza a advocacia rondoniense em prol dos jurisdicionados. “Agradecemos o Tribunal por esse apoio essencial, pois é o momento que marca a troca de experiências de gestão entre a Ordem e o TCE, bem como uma oportunidade de avaliação das nossas ações para que, dessa maneira, definam-se metas e estratégias para enfrentar os desafios apresentados à advocacia e à sociedade civil”, enfatiza.

“A atualização é essencial”, diz Eduardo Abílio. (Foto: Ascom OAB/RO)

“A ESA/RO vem trabalhando para ampliar a atualização constante do advogado, que é uma necessidade da nossa profissão, pois temos muitas responsabilidades com nossos clientes, em nossas atuações, logo, a atualização é essencial para que possamos exercer de maneira correta”, salienta Eduardo Abílio.

Na reunião, Edilson de Sousa Silva assegurou que o Tribunal está à disposição da classe advocatícia. “Tenho visto a OAB/RO sensível a estimular o advogado, hoje, por meio dessa presença constante da Ordem e com essa parceria, notamos que os advogados têm se despertado, com uma atuação mais firme, na corte de contas, o que aperfeiçoa a prestação jurisdicional”, afirma, ao ressaltar ainda que o TCE tem um acervo jurídico, físico e digital, por meio da Plataforma BID, com liberação à utilização pelo advogado.

Registro feito da assinatura do conselheiro Wilber Coimbra. (Foto: Ascom OAB/RO)

“Tenho percebido, não só com advogados privados, mas também advocacia pública, a dificuldade da militância da imprescindível atuação da classe no âmbito do Tribunal de Contas. A atividade da advocacia é essencial, pois estamos trazendo grandes nomes de profissionais do Direito, para atualizarem a educação no Tribunal de Contas, e que, inclusive, vamos disponibilizar vagas aos advogados, que quiseram ou estejam militando, ou queiram militar, neste tribunal, que possam conhecer como funciona nossa atuação”, conclui Wilber Coimbra.