OAB/RO participa de posse do procurador-geral de Justiça, no MP

Página Inicial / OAB/RO participa de posse do procurador-geral de Justiça, no MP

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, durante discurso no MP

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, na última sexta-feira (12), da solenidade de posse do procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, reconduzido ao cargo, e da procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, reconduzida ao cargo de corregedora-geral do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), para o biênio 2017/2019.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, saudou os procuradores reconduzidos aos cargos e desejou sucesso em mais essa etapa. “Certos estamos de que os procuradores Airton e Vera compreendem perfeitamente o papel histórico que a eles é atribuído neste momento. Nossos votos singelos, mas absolutamente sinceros, são votos de confiança, estima e desejo de sucesso nessa nova fase da empreitada que se iniciou no biênio passado. A advocacia os parabeniza e os saúda, registrando que nossas portas estão, como sempre, abertas ao franco diálogo e à colaboração no que for crucial para a elevação da sociedade rondoniense e brasileira ao patamar de justiça social que lhe é devido!”.

Andrey Cavalcante com procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, e o defensor público-geral, Marcus Edson de Lima

Após receber do subprocurador-geral de Justiça, Osvaldo Luiz de Araujo, o capelo, símbolo máximo da chefia do Ministério Público, Airton Pedro Marin Filho fez o juramento, assinou o termo de posse, e o compromisso solene e público de bem conduzir a instituição no próximo biênio, e aproveitou para fazer um balanço de sua primeira gestão à frente do MPRO, ressaltando o trabalho constante de combate à corrupção. “Obviamente, não se cultiva a utopia de se exterminar a corrupção do planeta, já que guarda vinculação ao conceito de moralidade. Contudo, é imprescindível que se busque contê-la, tendo em vista o desequilíbrio que causa à economia dos países, e por consequência, sequela aos direitos de coletividade”.

Já como procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, reconduziu ao cargo a corregedora-geral do MPRO, procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda. Em seu discurso, ela fez uma prestação de contas de seus dois primeiros anos à frente da Corregedoria, enfatizando que realizou inspeções nas 23 Comarcas do Estado, o que proporcionou um mapa do MP rondoniense e do que será necessário fazer ajustes.

A sessão solene de posse ocorreu no auditório do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho, com a presença do vice-governador Daniel Pereira; do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho; do presidente Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha; do Ouvidor-Geral do MP do Amapá, Jayme Henrique Ferreira; o conselheiro eleito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Lauro Machado Nogueira, além de representantes da Defensoria Pública Estadual, Câmara de Vereadores de Porto Velho, Tribunal de Contas, Tribunais Federais, Ampro e Conamp, entre outras autoridades civis e militares, parlamentares, membros e servidores da Instituição e representantes da sociedade civil.

Com informações do MPRO