O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) Esequiel Roque do Espírito Santo participou, na última segunda-feira (27), do projeto ‘Grupo Amazônico de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação’ (Gaeppe), que atua em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso – RO). A iniciativa visa apresentar sessões de filmes em variadas temáticas que abordam problemas sociais contemporâneos, os quais depois são debatidos pelos alunos por meio de um mediador que atua na área.
Na atividade, que aconteceu na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Esequiel abordou a temática “Direitos Humanos e Tortura no Sistema Prisional”, apresentando, aos alunos do curso de mestrado e do 7° período de psicologia da Unir, como funciona o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e o funcionamento dos órgãos que atuam no combate às práticas da Tortura nas unidades de privação de liberdade.
“É com grande satisfação que nós, da Seccional Rondônia, participamos de eventos como este que, com certeza, irá contribuir para o aprimoramento profissional e jurídico de todos os presentes”, pontua Andrey.
Esequiel destaca que a ação tem a finalidade de fazer uma ampla abordagem da realidade social dentro dos presídios e as violações de direitos humanos e práticas de tortura dentro do sistema prisional nacional. “Entendemos que é de extrema importância para a OAB, participar destes treinamentos e capacitação da nova geração dos futuros profissionais de psicologia, pois muitos deles estarão atuando em locais de privação de liberdade e também como formadores de opinião da sociedade”, explica.
Para finalizar a atividade, foi apresentada uma abordagem da realidade dos presídios no estado de Rondônia, em que, segundo o presidente da CDDH, existem enormes violações de direitos humanos e constantes casos de tortura contra os presos.