Novos advogados credenciados em 2016 elogiam recepção e apoio da OAB/RO

Página Inicial / Novos advogados credenciados em 2016 elogiam recepção e apoio da OAB/RO

OAB/RO cadastrou mais de 770 novos advogados e cerca de 50 estagiários este ano

Em Porto Velho, 12 solenidades ordinárias foram realizadas e também ocorreram entregas em municípios.

O ano de 2016 foi um marco histórico na carreira dos novos advogados que receberam credenciais pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). A entidade cadastrou 772 profissionais no estado este ano. Ao todo, 688 receberam credenciais, 57 foram inscritos por cadastro suplementar, 27 transferiram a credencial e 49 novos estagiários foram credenciados. Em Porto Velho, 12 solenidades ordinárias foram realizadas e também ocorreram entregas extraordinárias em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Vilhena. Além da cerimônia de entrega, a OAB/RO, por meio das Comissões dos Jovens Advogados e de Acolhimento ao Jovem Advogado, promoveu diversas atividades para recepcionar e integrar os novos profissionais.

“Estamos muito felizes em poder contar com todos esses novos colegas credenciados ao longo do ano. Os números de 2016 mostram que a advocacia rondoniense está evoluindo. Todos os novos profissionais são credenciados com a garantia que podem contar com a Ordem, sempre. Tenho certeza de que a nova fase que começa na vida de todos os novos advogados será repleta de muitas lutas, mas também de muitas alegrias”, diz o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

Caroline de Oliveira Moura ao receber sua credencial.

A advogada Caroline de Oliveira Moura, de 26 anos, é uma das novas profissionais que passaram a integrar o quadro da Ordem este ano. Para ela, o esforço e apoio incondicional da família foram essenciais. “Logo após a colação de grau, passei por uma separação e já era mãe de um menino de 1 ano, à época, o que tornou os estudos para o Exame um processo difícil. Mas me dediquei integralmente a esse objetivo, e com a ajuda da minha mãe e do meu pai, comecei a me dedicar a prova da Ordem. Os estudos iam entre 9h e meia noite, com pausa apenas para refeições. Abdiquei de tempo, de amigos, e do meu filho, que era o que mais me doía, pois diversas vezes tive que ignorá-lo para me concentrar nos estudos, mas tudo valeu a pena, pois assim que passei no Exame, recebi a oportunidade de me associar à um escritório de advocacia. Creio que Deus planejou nos mínimos detalhes. E aqui estou eu, apaixonada pelo Direito, pela defesa, pela justiça, e que isso é só o começo”, pontua a advogada.

Para a presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), Juliane Muniz, a apresentação da OAB e a orientação aos novos colegas é fundamental para o exercício da profissão. “Com essa recepção, o advogado passa a conhecer melhor seus direitos e os caminhos que pode buscar sempre que tiver violada suas prerrogativas”, comenta.

A advogada Vanessa Rocha da Silva diz que a sensação é de dever cumprido.

Natural de Porto Velho, a nova advogada Vanessa Rocha da Silva, de 26 anos, conta que receber a credencial da OAB/RO foi um momento ímpar na sua vida e a sensação foi de dever cumprido. “Fiquei muito feliz, porque foi a realização de um dos meus objetivos. Agora pretendo atuar no Direito Trabalhista. Quero fazer parte da equipe de um grande escritório de advocacia, para depois, quem sabe, abrir meu próprio escritório”, conta a nova profissional.

Sempre presente nas solenidades de entrega de credenciais, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Felipe Gurjão, aproveita os momentos para lembrar aos novos inscritos a importância da ética profissional. “Desejo a vocês boa sorte nessa nova caminhada. Pautem sempre a vida profissional de forma ética e digna. Lembrem-se, a OAB é o lugar onde irão encontrar o refrigério que os defenda contra a opressão, contra a violência, contra o autoritarismo”, ressalta.

"A expectativa é de que em 2017, possa fazer melhor e atuar mais ainda”, aponta Belzira Shockness.

“A expectativa é de que em 2017, possa fazer melhor e atuar mais ainda”, aponta Belzira Shockness.

Para a nova advogada Belzira Shockness Simoa, que atualmente é integrante da Comissão Especial de Defesa das Pessoas Com Deficiência (CDPD), é uma grande satisfação integrar uma instituição renomada como a OAB. “A OAB/RO nos recepciona de maneira exemplar, o que nos deixa tranquilizados a enfrentar o mercado de trabalho. Aos 15 dias após receber minha credencial, tive a oportunidade de adquirir vasto conhecimento prático no mutirão da OAB Mulher, no Tribunal de Justiça do Estado, em prol da vida e dignidade da sociedade. Também atuei no Escritório Corporativo, que me proporcionou atendimento direto ao cliente, maneiras de solucionar problemas ao advogar, dentre tantos outros que são de suma importância para carreira. A expectativa é de que em 2017, possa fazer melhor e atuar mais ainda”, conclui.