Página Inicial / Membros da Comissão de Defesa Animal da OAB/RO são empossados e realizam primeira reunião

Andrey Cavalcante realizou a posse da comissão. (Foto: Ascom OAB/RO)

Os membros da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) foram empossados, na última sexta-feira (10), por meio da Portaria nº 030/2017/PRESS/OAB/RO. A criação da comissão foi aprovada pelo Conselho Seccional, durante 405ª Sessão Ordinária, realizada em fevereiro deste ano, com o objetivo de orientar, defender, estudar e propor normas, promover ações e atuar no combate aos maus tratos contra os animais. Logo após a posse, a comissão realizou a primeira reunião do ano para debater as garantias de proteção animal, averiguar denúncias de possíveis maus tratos e impulsionar iniciativas em defesa dos animais.

Durante a reunião foram discutidos os planejamentos das ações para o primeiro semestre de 2017 dentre elas a realização de campanhas de adoção responsável e guarda de animais, a importância da castração, promoção de campanha de doação de ração e semana do bem-estar animal, acompanhamento de Projetos de Lei, sugestão de gestão ao novo centro de zoonoses, entre outras.

O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, destaca que a OAB/RO está à disposição para dar total apoio à comissão nos projetos desenvolvidos em prol da vida animal. “Que todos possam trabalhar com a mesma determinação e amor e que possamos oferecer uma melhor condição de vida aos animais, com mobilização da Ordem junto à sociedade rondoniense, em um trabalho diferenciado e de tamanha importância”, assevera.

Registro feito durante reunião da comissão. (Foto: Ascom OAB/RO)

“A questão animal está ligada diretamente à saúde pública, cuidando dos animais, também prestamos relevante serviço à sociedade, na busca de evitar mais animais abandonados, que muitas vezes causam acidentes, doenças e mal-estar ao ambiente. Também lutamos na busca de incitarmos novas normas de punição aos agressores e aos que os abandonam”, salienta a presidente da comissão, Andréa Nogueira Almeida Lima.

Denúncias
Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia. É aconselhável que os casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais esteja em risco, acione a polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Veja aqui algumas leis que caracterizam maus-tratos aos animais.

Confira a lista dos membros empossados na comissão:
Andréa Nogueira Almeida Lima (presidente)
Ana Valeska Duarte – vice-presidente (vice-presidente)
Gabrielly Rodrigues (1ª secretária)
Sâmara Ascoli de Queiroz (2ª secretária)

Integrantes:
Maria do Socorro G. dos Santos
Raíssa Caroline Barbosa Correa
Francisco Assis F. da S. Salvatierra
Melina Bezerra Kitahara Simioli
Maylla Graciosa C. Ciarini Morais
Sylvan Bessa dos Reis