OAB/RO pretende levar jovens advogados para Brasília

Página Inicial / OAB/RO pretende levar jovens advogados para Brasília

Maracélia e Gurjão, na OAB/RO

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB/RO), através da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), quer levar os novos profissionais da advocacia para conhecer o sistema OAB em Brasília. A primeira viagem está programada para os dias 3 e 4 de abril, coincidindo com a sessão do Conselho Federal. Em um projeto inédito no país, os jovens advogados também irão apreciar os tribunais superiores e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A Caja foi criada no início de 2014 para receber os novos inscritos da Seccional, com palestras sobre ética e disciplina, início na carreira jurídica e prerrogativas profissionais. Além disso, a comissão faz visitas e apresenta os novos advogados à Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e Tribunal de Justiça de Rondônia, aproximando os profissionais em início de carreira dos principais departamentos necessários para o exercício da advocacia. “Em todas as entregas de credenciais, há a programação da Caja”, ressalta Maracélia Oliveira, vice-presidente da OAB/RO.

A Caja foi uma ideia apresentada pela vice-presidente da Seccional, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP). A proposta foi executada pela presidente nomeada para a comissão e conselheira Seccional, Juliane Muniz, além do presidente da OAB Jovem, Felipe Gurjão.

“Nosso principal objetivo é ajudar o advogado iniciante na carreira a enfrentar o mercado de trabalho, com conhecimento teórico e capacitação prático-profissional que possibilitará melhor exercer as atividades inerentes à advocacia”, explica Gurjão.

Agora, a comissão quer ir a Brasília, mostrando ao jovem advogado minimamente o funcionamento do Conselho Federal da OAB e, se possível, do STF, STJ, TST e Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A iniciativa também foi idealizada pela vice-presidente Maracélia.

“Nossa ideia é de, efetivamente, aproximar os novos advogados do exercício profissional nas Cortes Superiores, de forma a fomentar a prática direta nesses tribunais, bem como apresentar o funcionamento do Conselho Federal da OAB, pois só temos advocacia forte quando o advogado conhece a própria instituição que tutela seus direitos”, informa Maracélia.

Juliane Muniz e Elton Assis

Nesse projeto piloto, os jovens advogados serão recepcionados pelo Conselheiro Federal Elton Assis, que também é ouvidor nacional da OAB. “Não tenho dúvidas de que será uma experiência muito proveitosa para os advogados em início de carreira, pois terão oportunidade de conhecer o funcionamento do Conselho Federal da OAB, bem como do TRF1 e dos Tribunais Superiores. O que resultará na melhor compreensão da essencialidade do advogado na distribuição da Justiça”, garante Elton.

Para Juliane, a ida dos novos advogados a Brasília irá ampliar o conhecimento de todos eles sobre o funcionamento do meio jurídico e, consequentemente, deixar clara a função social da profissão no exercício da democracia. “Esse é mais um projeto inovador. Lembrando que outras seccionais já nos pediram o projeto de acolhimento à jovem advocacia utilizando nossa ideia”, explana.

Os jovens advogados interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones (69) 9.8417-4203 e (69) 9.8475-6822.