A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rondônia (Ieptb/RO) estão finalizando os detalhes de parceria entre os três órgãos. Em reunião na última quinta-feira (9), representantes das diretorias das instituições discutiram a possibilidade de estender aos advogados regularmente inscritos a utilização do protesto extrajudicial sem a necessidade de antecipar as despesas do protesto.
No encontro, o secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, lembrou que, seguindo recomendação do Conselho Federal da OAB sobre a recuperação de créditos, a Seccional Rondônia já formalizou um convênio com o Ieptb/RO para realizar o protesto extrajudicial dos advogados inadimplentes com o pagamento da anuidade. “Essa é uma parceria necessária para que a entidade consiga acelerar a recuperação de receita e execute iniciativas fundamentais em benefício da advocacia do estado. Agora, com este novo convênio, queremos facilitar o dia a dia dos advogados”, explica.
Após o ajuste dos últimos detalhes, o convênio segue para homologação do corregedor-geral da Justiça do estado, desembargador Hiram Marques, que irá oficializar a parceria das entidades.
Também participaram da reunião a presidente do Instituto, Luciana Fachin; o advogado do Ieptb/RO, Leo Antonio Fachin; a tabeliã substituta e secretária do Ieptb/RO, Priscila Dolfini.