A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), braço assistencial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), promoverá, neste mês, uma série de ações em alusão ao movimento internacional Novembro Azul. A mobilização dos advogados rondonienses visa à conscientização sobre a necessidade do exame anual de prevenção ao câncer de próstata. Os profissionais regularmente inscritos poderão contar atendimentos de saúde, que serão realizados na sede da Caaro (Rua Paulo Leal, 1300, Nossa Senhora das Graças, 2 andar, Porto Velho).
As atividades incluem a realização de exame antígeno prostático específico (PSA) e vacinação contra H1N1, no dia 11 de novembro, das 8h às 18h. Já testes de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis poderão ser feitos em 25 de novembro, também nos mesmos horários. No dia 30, haverá a palestra “Prevenção: Uma atitude saudável, ministrada pelo especialista Alexandre Canosa.
“Esperamos difundir informações para toda a sociedade a respeito da prevenção, por meio do exame, que é uma forma bastante eficaz de combater o câncer de próstata, pois é de extrema importância que o preconceito não atrapalhe, uma vez que, no exame é feita a detecção precoce da doença, o que pode aumentar as chances de cura”, destaca o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina são essenciais para prevenir, não só o câncer de próstata, mas também quaisquer danos à saúde. “Esta iniciativa integra as ações de responsabilidade social da OAB. O mesmo cuidado que reservamos às advogadas, em outubro, neste mês dedicamos aos advogados, para que estejam atentos à necessidade de realização de exames periódicos. O câncer de próstata precisa ser prevenido”, conclui.
Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, neste mês, também é comemorado o Dia do Homem, em 19 de novembro. A campanha pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 61 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.