A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Ouvidoria e da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, irá realizar, nesta segunda-feira (4), às 17h, na sede da entidade, o pré-lançamento da campanha ‘Captação Não, Ética Sempre’. No início, a iniciativa será voltada somente para a publicidade indevida realizada por advogados. Já em janeiro, a ação também irá englobar toda a ética profissional e atuações contra a captação indevida de clientes.
Juntamente com o pré-lançamento, ainda irá acontecer a palestra sobre ‘Publicidade na Visão do Novo Código de Ética. O evento, realizado pela Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronatra), contará com a palestra do corregedor nacional-adjunto e conselheiro federal por Rondônia, Elton Fulber.
Campanha
A campanha ‘Captação Não, Ética Sempre’ será divulgada por meio de peças publicitárias, vídeos, matérias e entrevistas nas TVs e rádios, que serão utilizados para ampliar o alcance da iniciativa. “Nós pretendemos extirpar esse tipo de aliciamento para captar clientes, feito indevidamente por alguns advogados. OAB/RO não pode aceitar esse tipo de prática”, fala o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.
Para o secretário-geral adjunto, ouvidor e corregedor da OAB/RO, Eurico Montenegro, a postura ética da classe é de suma importância para a sociedade e para o Estado Democrático de Direito. “Os princípios éticos devem ser o norte dos profissionais e para a formação dos futuros advogados”, ressalta.
O ouvidor nacional e conselheiro federal por Rondônia, Elton Assis, explica que o advogado e o próprio cidadão podem denunciar a prática de captação indevida de clientes à OAB. “A Ordem dos Advogados do Brasil trabalha para solucionar os problemas encontrados na advocacia e conta com as denúncias para que isso ocorra. Ainda mais em questões como essa, que envolvem práticas antiéticas da profissão, que não podem, em hipótese alguma, ser admitidas por todos nós advogados e advogadas”, disse.
Para Fulber, a iniciativa da OAB/RO de intensificar as ações de combate a atitudes antiéticas de advogados mostra o comprometimento da Seccional com a advocacia. “Temos que trabalhar sempre para que possamos dar uma resposta aos nossos colegas advogados que atuam de maneira séria e correta, na defesa dos direitos dos cidadãos. A OAB/RO tem o dever de coibir práticas indevidas e que ainda possam denegrir a credibilidade da advocacia, mister imprescindível para a democracia”, frisou.
O presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Raimisson Miranda de Souza, salienta que a comissão irá trabalhar empenhada em coibir qualquer ação contra o novo Código de Ética, principalmente durante o período da campanha. “Sempre que recebemos qualquer denúncia, realizamos imediatamente uma fiscalização no local para constatarmos a veracidade dos fatos. No caso da captação e publicidade indevida não é diferente. Temos o dever de erradicar essas práticas”.
Denúncia de práticas indevidas
Raimisson enfatiza que a sociedade pode encaminhar denúncias à Ouvidoria da OAB/RO, através de contato pelo site: http://www.oab-ro.org.br/ouvidoria/ e pelo e-mail [email protected] e, quando houver suspeita, o cidadão pode entrar em contato imediatamente com a equipe de fiscalização pelo número (69) 99253-7772 para denúncias urgentes.
Saiba mais em>> OAB/RO sedia ‘Café Jurídico’ da Aronatra para debater sobre a publicidade na visão do novo Código de Ética