A Subseção de Buritis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) sempre trabalhou em conjunto com as Polícias Civil e Militar do Estado de Rondônia, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública, desenvolvendo ações conjuntas em áreas sensíveis e importantes para a sociedade, pela construção e pacificação do Estado de Rondônia, visando à manutenção da segurança e aplicação da lei e da justiça em nossa Comarca de Buritis.
Movida por esse espírito reafirma publicamente o compromisso com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a preservação da paz social, bem como com o reconhecimento da importância da advocacia, do Estado Juiz, do Ministério Público e da Defensoria Pública, das Polícias Militar e Civil para a tranquilidade e segurança da população Buritisense, atores imprescindíveis que são para uma sociedade livre, justa e segura.
Por outro lado, esta subseção não coaduna com abusos perpetrados por autoridades de qualquer classe, ao tempo em que registra sua preocupação com a gravidade de crimes gravíssimos praticados à luz do dia em nossa comunidade por quem demonstra não temer o aparato de segurança pública e o Poder Judiciário.
Temos nos esforçado em cobrar das autoridades públicas do Estado mais atenção com a segurança pública de nossa Região e a adoção de medidas para reverter a grave crise que vivemos em todo o Estado. Como é fato notório em nossa Comarca, vivemos um momento de escalada da violência e não podemos ser coniventes com ações criminosas que afrontam nossa cidade, o nosso povo e a nossa segurança pública, a exemplo de assaltos a comércios locais, expondo cidadãos de bem a risco de vida, com troca de tiros com a polícia civil e militar em plena luz do dia, no centro da cidade, certamente sem a mínima preocupação se de tal fato poderia resultar vidas ceifadas.
Tais fatos, se não repudiados com rigor e na mesma proporção da ação criminosa, acabam por causar desprestígio à nossa força pública deixando nossos cidadãos ainda mais temerosos por suas vidas e patrimônio.
Nossos policiais, militares e civis, não obstante as péssimas condições de trabalho que lhes são impostas, diariamente arriscam suas vidas para garantir a segurança de nossa população. Condutas criminosas como os homicídios, os assaltos, os crimes de invasões de terras que aumentam a cada dia em nossa região, reclamam ação repressiva contundente, pois a polícia, braço armado do Estado deve agir no estrito cumprimento do dever legal, em sua defesa e na de nossa população.
Ao passo que a exposição de mortos após a ação policial tem recebido reprimenda de diversos setores da comunidade local, com a qual faz coro esta Subseção, necessário anotar a repulsa à ação empreendida pelos criminosos no confronto com a polícia, bem ainda o apoio desta Subseção aos esforços para devolver a paz e a tranquilidade à comunidade Buritiense.
Diretoria da OAB Subseção de Buritis