Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO presente em audiência pública sobre o dia da Consciência Negra

Página Inicial / OAB/RO presente em audiência pública sobre o dia da Consciência Negra

DSC_0195O Secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Walter Gustavo Lemos, representou a instituição durante audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, na manhã da última quinta-feira (19), para debater a questão da Consciência Negra no Estado de Rondônia.

Walter Gustavo Lemos, enfatizou a questão da violência contra os negros no Brasil, onde em cada quatro homicídios ocorridos no Brasil, três são contra negros. Aliado a isso, existe a baixa escolaridade e marginalização de parte da sociedade.

Ele citou que na última eleição (2014), 1/3 dos candidatos eram de negros, sendo que mais de 50% da população é considerada negra, e somente 15% foram eleitos. No Brasil houve apenas um presidente negro (Nilo Peçanha), um general, um comandante da Marinha e um ministro do STF. Para ele, por isso são necessárias as políticas afirmativas para que se tenha maior igualdade.

A solenidade foi presidida pelo deputado Léo Moraes (PTB) e também contou com participação do deputado Lazinho da Fetagro (PT), do representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Herberty, Jamyle Brasil, representando a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o gerente regional da Eletronorte, Robinson Percy Holder, o coordenador e integrante da Semana da Consciência Negra no Estado, Orlando Francisco de Souza e o defensor público Valmir Junior Fornazari.

Léo Moraes abriu a audiência ressaltando a importância da audiência pública para ouvir e discutir com a população, contribuindo com o debate e propositura de soluções para problemas que afetam a sociedade.

Durante os depoimentos alguns temas foram levantados, como a violência crescente contra a população negra, bem como a discriminação social ainda existente. Por este motivo foi cobrado a efetiva execução das leis já existentes para que órgãos públicos cumpram as cotas raciais.
Ao final, o deputado Léo Moraes leu a ata da reunião onde estão firmados compromissos, conforme pedido da Defensoria Pública, como o estabelecimento do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro e que o próximo concurso público da Defensoria Pública já contemple 20% das vagas com reserva para cotas raciais.

Com informações da ALE/RO

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone