“Movimento Mais Mulheres na OAB” é lançado oficialmente em Rondônia

Página Inicial / “Movimento Mais Mulheres na OAB” é lançado oficialmente em Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil –Seccional Rondônia (OAB/RO), lançou na noite desta quinta-feira (18), durante o Seminário de Direito Penal, a campanha “Movimento Mais Mulheres na OAB”. O movimento tem o objetivo de destacar o protagonismo da mulher nos diversos setores da sociedade, bem como fortalecer a atuação das advogadas e ampliar o número de integrantes femininas no sistema OAB.

A campanha é coordenada em Rondônia pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Elda Luciana Melo, conta com o apoio da Seccional Rondônia, da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO e da Associação Brasileira das Mulheres em Carreira Jurídica (ABMCJ).

O lançamento foi realizado pela advogada Alice Bianchini, que é membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB. Na solenidade, ela destacou a igualdade entre homens e mulheres como uma realidade muito distante e enfatizou que a luta por uma igualdade que represente justiça e democracia não pode mais esperar.

Para Alice Bianchini a inclusão de mais mulheres como protagonistas em diversos setores, significa a possibilidade da concretização dos interesses femininos, pois entendendo estes interesses fica mais fácil colaborar.

Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a presença de mais mulheres na Ordem é muito importante, tendo em vista que o número de advogadas representa quase metade dos inscritos, portanto a participação feminina precisa ser mais efetiva.

Ele destacou que a Seccional tem a missão de fazer com que a mulher advogada participe cada vez mais da política da entidade, seguindo o exemplo da atual gestão que já conta com várias mulheres na diretoria, no Conselho, nas Subsecções e nas Comissões.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Elda Luciana, agradeceu o apoio de Alice Bianchini e de toda diretoria da OAB/RO e falou sobre a presença feminina na advocacia e das dificuldades que as mulheres ainda encontram devido às discriminações ainda existentes.

Para a presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO, a Ordem ainda não tem um número de mulheres representando as advogadas à altura do número de advogadas credenciadas no estado, “somente um quantitativo idêntico proporcional ao número de advogadas inscritas poderá estabelecer uma igualdade de tratamento na profissão, além de aumentar a sensibilidade nos atos da instituição”.

Segundo a secretária-geral da CAARO, Helena Brondani Sadahiro, este é um momento importante para debater novas propostas e projetos que tenham o papel da mulher como ponto importante para a conquista de novos ideais para a instituição.

Também fizeram parte do lançamento oficial da campanha as advogadas que integram a Comissão da Mulher Advogada Lia Torres Dias, Isabel Cristina Pivetta de Lima, Tamires Luz da Silva, Anna Luiza Soares Diniz dos Santos, Nádia Silveira da Silva e Marcelli Rebouças de Queiroz Jucá Barros.

Durante o ato, todas as advogadas e demais mulheres receberam uma pulseira e bottom da campanha e, no caso das advogadas, foram convidadas a integrar o sistema OAB para fortalecer e ampliar a presença das mulheres no processo político da entidade. “Somente assim, com estímulo e mostrando que nós sempre fazemos a diferença, podemos trazer mais advogadas para se juntar a nós nessa missão em favor do fortalecimento de nossa entidade, em favor da democracia e da minimização da discriminação contra as mulheres na sociedade”, finaliza a vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris.

Confira Galeria de Imagens

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO