Com temáticas voltadas ao empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade, a OAB Rondônia promoveu uma live neste Dia Internacional da Mulher através de suas redes sociais (Facebook e Youtube) e na plataforma de videoconferências Zoom, onde reuniu mais de 150 participantes em três horas de evento.
Dentre os debates, o tema da paridade e igualdade foi um dos mais abordados devido a sua representatividade no Sistema OAB. “Precisamos influenciar a maior participação feminina. A mulher tem que ter voz em todos os seguimentos. Não se pode tomar decisões ou usar mecanismos levando em consideração o gênero, pois todos somos iguais. Portanto, com muito orgulho a Seccional de Rondônia foi a segunda a abraçar o movimento “Paridade Já!” na Ordem dos Advogados do Brasil. E assim, nas próximas eleições haverá 50% de mulheres participando efetivamente da OAB”, destacou o presidente da OAB/RO, Elton Assis.
O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, tratou do tema “Direito da Mulher Advogada: Suspensão do Prazo Processual”, que foi tema de artigo publicado por ele na mesma data. “Na prática, as colegas advogadas estão com sobrecarga de trabalho, tendo em vista que o trabalho em casa (home office) e a escola dos filhos em casa (home schooling) têm tornado, se não impossível, muito custoso para sua saúde física e mental conseguir cumprir os prazos processuais”.
Daniela Borges, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, parabenizou a seccional pelo evento e destacou o seu desejo por um mundo com igualdade de gênero. “Essa caminhada é de homens e mulheres. As mulheres são as protagonistas e é importante que possamos ter homens como aliados nesse caminhar. Neste ano, a data de 8 de março é diferente, marcada por uma pandemia, que não só nos toca na perspectiva de todas as mortes, mas também na questão do mercado de trabalho, onde todos estão sendo atingidos, mas os impactos têm sido maiores nas mulheres. Nos últimos trinta anos, nunca foi tão baixo o percentual de mulheres no mercado de trabalho”.
A conselheira federal pelo estado de Santa Catarina, Sandra Krieger, abordou o tema “inclusão feminina nos espaços de poder”. Para ela, as mulheres construíram uma nova perspectiva no Direito a partir do seu lugar de fala. “Não é por acaso que as políticas afirmativas foram absorvidas pelos homens nos postos de comando, mas trazidas pela perspectiva feminina. Em uma sociedade baseada em determinados valores, para que eles se modifiquem, é preciso permitir que outros atores dessa mesma sociedade possam se expressar. Nesse sentido, a OAB deu passos largos em uma demonstração de que se percebeu que há necessidade de um resgate histórico”.
Daniela Libório, conselheira federal pelo estado de São Paulo, falou do tema “Cidade e gênero, seu impacto no desenvolvimento profissional”. Ela detalhou que as cidades foram construídas por homens, para homens, e por isso, o planejamento delas precisa ser revisto. “A cidade traz tantos elementos de dificuldade, que para a mulher profissional e que muitas vezes tem também a maternidade na sua estrutura, não há condição de desenvolvimento profissional equitativo com relação ao homem, como nas questões de deslocamento dela pela cidade, falta de logística, lugares estratégicos que ela precisa buscar, entre outros. Nossas cidades são difíceis de viver, e eu agrego a isso que todas essas dificuldades se acentuam tremendamente para a mulher profissional, mãe e advogada que tem prazo, tem tempo e um minuto tira aquele direito”.
A master coach, Isabel Rezende, falou aos participantes da live sobre o assunto “Menos stress e mais performance” e passou dicas de como desenvolver um bom trabalho em um ambiente e momento de tensão como o vivido atualmente pela humanidade, através da inteligência emocional. “Com a estratégia certa, conseguimos aliviar o estress A mulher é aquela que nutre, é a cuidadora. Nós alimentamos a família, a profissão, e conseguimos dar conta de tudo, desde que o nosso porque esteja a frente”.
Solange Aparecida, vice-presidente da Seccional Rondônia da OAB e diretora-geral da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), também fez sua homenagem no encontro. “Dia da mulher são todos os dias. Mas a importância do dia 08 de março é relembrar o que nós já vencemos e o caminho que precisa ser percorrido. Não vamos nos render às dificuldades e não deixaremos de sonhar com um mundo melhor e mais justo, onde haja dignidade, projeção e respeito aos direitos das mulheres”.
A secretária-geral adjunta da OAB/RO, Aline Silva, agradeceu a “todas as mulheres que nos antecederam, todas as mulheres que lutaram para que estivéssemos aqui colhendo muitos direitos por elas conquistados e nos traz a reflexão do quanto ainda precisamos plantar para que nossas filhas, netas e futuras mulheres não tenham que passar pelo que nós passamos”.
Veralice Veris, conselheira seccional por Rondônia e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, parabenizou as mulheres em suas lutas. “Hoje vivemos um momento que era utopia para as pessoas que vieram nessa marcha por igualdade. Então, precisamos nos apossar das bençãos que já recebemos e de tudo aquilo que nos pertence e buscar esse lugar. Desejo que cada uma de vocês possam ser uma fonte de inspiração, gerar frutos positivos, não só nos filhos de vocês, mas das outras pessoas, do ser humano e no próximo”.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber, finalizou as congratulações. “Nossas homenagens hoje são para as mulheres. Precisamos fazer o nosso melhor para que a causa de vocês seja de todos. Poque na mediada que ela se engrandece para toda a população, nós nos tornamos uma sociedade mais igualitária. A Caixa de Assistência também quer ser aliada das mulheres, pelo carinho e aconchego, que é o destaque da mulher, pois as competências são iguais”.
Ao final do evento as advogadas de Rondônia participaram de sorteios de brindes oferecidos por parceiros da Seccional Rondônia, da CAARO e das Subseções.
Também participaram do evento, dentre as advogadas e advogados presentes, as conselheiras seccionais Regiane Struckel, Helena Debowski e Larissa Rodrigues; os presidentes de Subseção Vera Paixão, Marcio Antônio Pereira e Robson Amaral; e da diretoria da Comissão da Mulher Advogada de Rondônia, as vice-presidentes Gloria Chris Gordon e Brenda Mazullo.