OAB/RO presente à passagem de comando da 17ª Brigada

Página Inicial / OAB/RO presente à passagem de comando da 17ª Brigada

Passagem-de-comando-17-Brigada-1

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou na noite desta quinta-feira (16), da passagem de comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva do Estado de Rondônia, ”Brigada Príncipe da Beira”. O general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves recebeu o comando do general André Luís Novaes Miranda.

A solenidade presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General-de-Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, contou com a presença de familiares e autoridades civis e militares.

Antes da cerimônia de passagem de comando foi realizada a inauguração do retrato do comandante sucedido, na galeria de ex-comandantes da Brigada, onde houve troca de homenagens e presentes entre os generais André Luís Novaes Miranda e Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e suas esposas Eduarda e Daniela.

O general Novaes será transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras, no Estado do Rio de Janeiro, após prestar serviços na 17ª Brigada, desde 25 de novembro de 2013.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destaca a atuação do general André Luís Novaes Miranda à frente da 17ª Brigada e dá as boas-vindas ao novo general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

“Destaco a atuação dedicada do general André Luís Novaes Miranda em favor dos desabrigados pela histórica enchente de 2014, que o surpreendeu com a força das águas e as dimensões amazônicas da tragédia logo após sua chegada ao cargo e, bem como outras diversas ações em prol da sociedade de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas e, saúdo o general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, desejando-lhe muito sucesso nesta nova etapa de trabalho”, pontua Andrey Cavalcante.

Em seu discurso de despedida, o general André Luís Novaes Miranda agradeceu a todos os que o apoiaram durante o período em que comandou a 17ª Brigada de Infantaria, as instituições que contribuíram com o trabalho do exército, seus colegas de farda e seus familiares e amigos.

Curriculum general Costa Neves
O general-de-brigada combatente Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves é oriundo da Academia Militar Das Agulhas Negras.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2015.

Nascido em 12 de junho de 1963, em Olímpia, estado de São Paulo, filho de Renato Augusto Costa Neves e Marilene Ferreira Costa Neves, incorporou às fileiras do exército em 17 de fevereiro de 1979.

Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de infantaria em 7 de dezembro de 1985.

Cursou a ESAO em 1993 e a ECEME em 2000/2001.

Comandou o Sexagésimo Segundo Batalhão de Infantaria, Sediado em Joinville/SC, e o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, sediado em Resende/RJ, foi Oficial do Gabinete do Comandante do Exército e Chefe do Estado-Maior da Décima Sétima Brigada de Infantaria de Selva, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras e do Centro de Instrução de Blindados, e foi observador militar da ONU.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha do Pacificador, a Medalha Marechal Trompowsky, a Medalha Caxias, a Medalha Marechal Hermes, a Medalha da Vitória, a Medalha das Nações Unidas e a Medalha Marechal Osório.

Possui os seguintes cursos: básico de paraquedista, mestre de salto, especial de política e estratégia – Esg, avançado de infantaria – Fort Benning – EUA, estado-maior e estado-maior conjunto – Portugal, War College – EUA, mestrado em política e estratégia – EUA.

É casado com a Sr.ª Daniela e tem 2 filhos, Juliana e Guilherme.

Confira Galeria de imagens: