Página Inicial / Fernanda Marinela destaca o avanço da mulher na advocacia durante Café Jurídico em Ariquemes

Evento realizado em homenagem às mulheres

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), realizou na manhã desta sexta-feira (27), o Café Jurídico das Mulheres em Ariquemes com a participação da conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Fernanda Marinela.

O evento realizado na Subseção da OAB de Ariquemes reuniu cerca de 40 advogadas que participaram do encontro que promoveu a troca de conhecimentos. Na ocasião a convidada abordou temas como o Novo CPC e a cota de 30% para as mulheres nas eleições da OAB.

Ao agradecer a presença da conselheira federal, Fernanda Marinela o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou o trabalho desenvolvido por ela em favor da advocacia e pela valorização da mulher advogada, atuando, inclusive, na campanha pela recomendação para que todas as chapas das eleições internas da OAB contem com, pelo menos, 30% de mulheres em sua composição. Proposta aprovada e que já passa a valer a partir das próximas eleições.

A presidente da Subseção da OAB em Ariquemes, Cynthia Patrícia Muniz, agradeceu a presença de Fernanda Marinela e das advogadas no Café Jurídico momento, segundo ela, que comprova mais uma vez a valorização dedicada pela Seccional também aos profissionais do interior.

Fernanda Marinela destacou o apoio do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante e dos conselheiros federais da bancada de Rondônia, para a mudança do provimento da OAB, por ele sempre ter se mostrado a favor em conquistar a essa mudança que foi muito importante para a advocacia brasileira e para as mulheres advogadas.

A conselheira enfatizou ainda a campanha pela Reforma Política discutida na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na quinta-feira (26), e que reforça o pedido por mais mulheres na política. Segundo ela, se a reforma política passar do jeito que está hoje, apesar das mulheres representarem 52% do eleitorado nacional e hoje estar ocupando somente 10% das cadeiras de comando, o percentual de participação feminino tende a baixar ainda mais. Portanto é preciso mudar esta realidade para também exercer este poder.

Sobre o novo CPC, Marinela, falou sucintamente sobre as mudanças do Código e os problemas e benefícios que esta mudança traz para classe advocatícia.

Segundo ela, apesar do Novo CPC só entrar em vigor a partir do ano que vem, existem algumas normas que devem ser aplicadas desde já, preparando para implementar as novas regras.

Ao final o conselheiro federal pela bancada de Rondônia, Elton Fülber, agradeceu a presença de Fernanda Marinela e a parabenizou pelo belo trabalho desenvolvido em favor das mulheres advogadas.
Sala de apoio aos advogados

Após o Café Jurídico, a Conselheira Federal, Fernanda Marinela, conheceu a Sala de apoio dos Advogados inaugurada recentemente na sede da Subseção da OAB em Ariquemes.

Para a conselheira, a instalação de salas representa o suporte dedicado pela Seccional aos seus profissionais para que possam dispor de um espaço amplo e confortável para exercer a advocacia.

Ainda neste primeiro semestre serão entregues mais 18 salas nas cidades de Ji-Paraná, Buritis, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Cacoal, Ouro Preto D’Oeste, Ariquemes, Jaru e Porto Velho.

Confira Galeria de Imagens

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO