Dirigentes da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil inauguraram, na terça-feira (28), parlatórios em Ji-Paraná. Na Penitenciária Regional Agenor Martins de Carvalho já existia um parlatório e foram construídas mais duas salas. Já o Presídio Central passou a contar com dois parlatórios. Os parlatórios são espaços exclusivos para que os advogados possam prestar atendimento aos clientes detidos.
Além das construções nos presídios, a OAB também concluiu e entregou a fachada do Clube do Advogado, casa do caseiro e a pintura do salão de festas.
A vice-presidente da Seccional Rondônia da OAB, Solange Aparecida da Silva, representou o presidente Elton Assis e destacou o trabalho realizado durante todo o triênio. Para ela, é um triênio que vai ficar marcado pelos desafios enfrentados.
“Na última semana, inauguramos dois parlatórios em Rolim de Moura. Lá, os advogados faziam os atendimentos sob um pé de caju. Era uma preocupação muito grande dos policiais penais, pois era o advogado e detendo ao ar livre. No Presídio Central o atendimento era feito em pé e junto a grade. Então, estamos trazendo dignidade para advocacia. Era um pleito de praticamente todo o estado e foi contemplado com reforma ou construção de parlatórios.
O conselheiro estadual e diretor da CAARO no interior, Douglas Codignola, agradeceu ao empenho da diretoria da Seccional, que “não mediu esforços para atender a advocacia de Ji-Paraná, que estava precisando desses parlatórios”.
O advogado criminalista Décio Barbosa Machado ressaltou a importância da obra para os atendimentos aos detentos. “Precisamos agradecer a cortesia dos policiais penais que sempre entenderam a importância desse atendimento e a diretoria da OAB, Subseção que, juntos, conseguiram finalizar esse parlatório”, agradeceu.
“Sem dúvida nenhuma isso aqui é um marco histórico para advocacia de Ji-Paraná. E na gestão do Dr Elton Assis, dezenas de parlatórios foram inaugurados em todo o Estado e chegou a vez de Ji-Paraná”, disse Jefferson Freitas, presidente da Subseção, que ainda relembrou os vários problemas enfrentados pela Seccional durante o triênio.
A construção é resultado da parceria entre a OAB e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que contribuiu com mão de obra reeducanda.
O diretor de segurança da Penitenciária Regional Agenor Martins de Carvalho, Valsilande Ferreira de Souza, disse que parceria com a OAB foi essencial para a construção dos parlatórios.
Clube do Advogado
Local amplo, com espaço para eventos, agora conta com um fachada nova. Segundo o presidente da Subseção de Ji-Paraná, “os processos eletrônicos e as audiências por videoconferência têm favorecido ainda mais o distanciamento entre os advogados. Com a conclusão da fachada e casa do caseiro, bem como, a reforma feita no Clube da OAB, proporcionará mais conforto aos advogados quando da realização de eventos e possibilitará happy hour às sextas-feiras e assim, ocorrer um maior engajamento entre os colegas”, destacou.
Douglas Codignola lembrou da importância do clube para os advogados em Ji-Paraná e região. “São melhorias que unem ainda mais os advogados, que podem trazer a família para passar um final de semana. Também já estamos pensando em mais benefícios para que o local seja o melhor para toda a advocacia”, disse.
Da mesma forma, a vice-presidente Solange Aparecida da Silva destacou a atuação da diretoria da Seccional para a conclusão de obras, mesmo com os desgastes da pandemia. “Tivemos que parar algumas ações para atender os colegas que estavam precisando e ver agora que conseguimos entregar essas obras, nos enche de orgulho. Elton Assis, Elton Fülber e toda a diretoria trabalharam bastante e estamos concluindo o triênio vencendo o desafio. Obrigada a todos”.
Também participou das inaugurações a delegada da CAARO, Suelen Cavichioli Lima Raasch Feltz.