A realização do 1º Censo da Advocacia Rondoniense foi aprovada na 458ª Reunião do Conselho Seccional, ocorrida na última sexta-feira, 25 de fevereiro, na cidade de Cacoal. A sessão itinerante teve a participação de conselheiros de forma presencial e virtual. O projeto teve a relatoria do conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda e foi proposto pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.
O censo da advocacia é um dos projetos previstos no programa da gestão do presidente Márcio Nogueira, com o objetivo de aprimorar, ampliar, setorizar e individualizar os serviços prestados à advocacia inscrita na Secional. “Precisamos conhecer a advocacia rondoniense. Quantos advogados se identificam como pretos, brancos, indígenas? Hoje, nós não temos essa informação. Temos advogados que se identificam como LGBTQIA+. Quantos eles são? Também não sabemos. Profissionais com deficiências, idosos. Todas essas e muitas outras informações devem ser coletadas nesse censo”, afirma o presidente.
Após a coleta, as informações serão estatisticamente organizadas, de modo a permitir o reconhecimento das necessidades específicas de toda a advocacia.
A proposta foi aprovada por unanimidade. Conforme o voto do relator, “essa iniciativa da presidência da OAB/RO tem o condão de construir uma gestão cada vez mais próxima de todas as advogadas e advogados inscritos na Seccional Rondônia e eleger projetos e iniciativas estratégicas de forma a atender os anseios da advocacia de Rondônia”.
As respostas vão subsidiar ações de trabalho da OAB/RO, seja por meio das comissões, da Escola Superior da Advocacia ou da Caixa de Assistência dos Advogados.