O ano de 2015 marca os 100 anos de instalação do município de Porto Velho, e a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), não poderia deixar de celebrar o primeiro centenário desta emancipação político-administrativa.
Criado em 02 de outubro de 1914, quando ainda pertencia ao estado do Amazonas, foi no dia 24 de janeiro de 1915, exatamente há 100 anos, que aconteceu sua instalação solene, com a posse de seus primeiros administradores. Em 1943, foi desmembrado para se tornar a capital do então Território Federal do Guaporé e, posteriormente do atual estado de Rondônia.
Andrey Cavalcante parabeniza todos responsáveis pela construção da história e do desenvolvimento do município. “Para que hoje possamos comemorar esta data, devemos aos nossos antepassados que aqui chegaram, acreditaram e lutaram bravamente na certeza de que o desenvolvimento era possível”.
Enaltecendo todos os pioneiros e os acontecimentos históricos, que contribuíram para a formação da cidade, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), parabeniza a centenária Porto Velho, com a esperança de que mudanças positivas ocorram gradativamente, trazendo novas oportunidades, para garantir um futuro melhor e mais promissor a todos os portovelhenses, natos e de coração.
Destaca ainda, que manterá seu papel vigilante de guardiã dos direitos constitucionais de todos os cidadãos e em favor da preservação de sua cultura, e de toda a sua rica história.
Origem do nome
Após o imperador Dom Pedro II autorizar, em 1883, que navios mercantes de todas as nações subissem o rio Madeira, um novo porto foi construído. Com isso, as instalações anteriores – que continuaram sendo utilizadas pelos militares – passaram a ser chamadas de Porto Velho. O termo perpetuou até a instalação do município, que recebeu este nome.
Comemoração
A Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) iniciou às 16h desta sexta-feira (23) a programação alusiva aos 100 anos, com o lançamento do I Encontro do Fórum Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Velho, e encerra neste sábado (24), às 18h, no projeto “Espaço Béra”, com exposição fotográfica, exibição de filmes e documentários e shows musicais com Sílvio Santos e Silvinho e Ernesto Melo & Fina Flor do Samba.