A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio das Comissões dos Jovens Advogados (OAB Jovem) e das Mulheres Advogadas (CMA), participou, no último sábado (28) – juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) e Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra) – da ‘Ação Social TRT Comunidade’. A iniciativa foi promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), com atendimentos à população na Escola Estadual Tancredo Neves, zona sul de Porto Velho. A Seccional atuou na prestação de orientações jurídicas.
Durante a atividade foram prestados vários serviços gratuitamente à população nas áreas de saúde, a exemplo dos atendimentos médico e odontológico, assistência jurídica e social, emissão de documentos, corte de cabelo, massoterapia, maquiagem, recreação, entre outros. Segundo a Justiça do Trabalho, houve quase três mil atendimentos na 16ª edição do evento, com destaque para as ações de imunização e testes rápidos.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a participação da Seccional nestas ações amplia os acessos e a missão institucional, que é servir a comunidade. “É sempre uma grande honra participar desta ação que visa garantir o acesso à cidadania e à justiça aos cidadãos menos favorecidos. Destaco a união e parceria das entidades para o fortalecimento da comunidade”.
A presidente da CMA e também presidente da Aronatra, Aline Silva, enaltece a participação da Seccional. “A OAB possui um papel fundamental na orientação dos direitos fundamentais do cidadão, e participar desse evento, além de permitir uma maior aproximação com a sociedade, promove a cidadania por meio de advocacia solidária”.
Representando a OAB Jovem, a advogada Naiana Mello destacou a satisfação em participar da atividade. “É muito gratificante poder contribuir na orientação dos direitos fundamentais do cidadão. Muitas pessoas chegam aflitas para relatar seus problemas, e ao serem ouvidas com atenção e receberem os indicativos para solucionar as questões, saem mais alegres e confiantes, e isso é muito bom”, pontua.
“É uma ótima oportunidade para que as pessoas consigam alguns atendimentos básicos, pois sabemos que esses cidadãos já enfrentam desafios muito grandes, então, participar desta ação certamente ajudará no resgate da cidadania. A OAB está a serviço da comunidade para contribuir no acesso aos direitos sociais”, destaca Aline Pinheiro, integrante da CMA e gestora associada da Aronatra.
Com fotos do TRT da 14ª Região