Página Inicial / Procurador nacional de defesa das prerrogativas fala sobre ação da OAB para garantir prerrogativa de Roberto Jefferson

A OAB Nacional apresentou, nesse domingo (24/10), petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para sustentar que a defesa de Roberto Jefferson possa ter acesso a ele. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, conduzirá pessoalmente a defesa dos argumentos da Ordem no caso.

“A Ordem tem o inabalável compromisso de defender a constituição na medida em que luta por um direito fundamental de qualquer indivíduo e defender as prerrogativas da advocacia. Não é republicano submeter o acesso aos clientes somente com autorização judicial. Seguiremos nesse embate com a convicção de estarmos valorizando a classe e consolidando conquistas civilizatórias”, destaca Sarkis.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, conduzirá pessoalmente a defesa dos argumentos da Ordem no caso. “A OAB reconhece a gravidade dos atos de Roberto Jefferson, tanto que foi determinada a abertura de um processo ético-disciplinar que pode até mesmo cassar o registro dele na OAB. No entanto, todas as pessoas têm direito a uma defesa qualificada, o que implica poder ser visitado, no estabelecimento prisional, por suas advogadas e advogados”, explica Simonetti.

Na petição, a OAB afirma que é público e notório que Jefferson teve sua prisão domiciliar convertida em preventiva e que ele é advogado regularmente inscrito na OAB-RJ. Na decisão que restabeleceu a prisão cautelar, o ministro determinou que o denunciado fica “proibido de conceder qualquer entrevista ou receber quaisquer visitas no estabelecimento prisional, salvo mediante prévia autorização judicial por este Supremo Tribunal Federal, inclusive no que diz respeito a líderes religiosos, familiares e advogados”.

Jefferson também gravou e publicou um vídeo com ataques pessoais e mentiras contra o presidente nacional da OAB, o que motivou o Conselho Pleno e os colégios de presidentes das Seccionais e das Caixas de Assistência a manifestarem apoio e reconhecimento a Simonetti pela forma “firme, serena e apartidária” com que conduz o Conselho Federal da Ordem.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, exalta a imparcialidade com que a OAB Nacional tem agido. “Independentemente das situações que são apresentadas, a Ordem tem seguido e se mantido na defesa da advocacia, garantindo principalmente as suas prerrogativas. Parabenizo a atuação do presidente Beto Simonetti e procurador Alex Sarkis, representante de Rondônia, pelo trabalho em prol de toda a advocacia”, finaliza.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO com informações do CFOAB