A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio de sua Comissão de Acesso à Justiça, Tecnologia e Informática, tem atuado em busca de melhorias e soluções quanto à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Estado.
Desde o início de 2014 a OAB/RO tem realizado uma série de treinamentos e capacitações em todo o estado sobre do PJe e considerando a sua implantação na Justiça Estadual no dia 13 de julho de 2015, tem acentuado seu trabalho buscando resolver os principais problemas enfrentados pela classe advocatícia acerca da operabilidade e instabilidade do sistema de Processo Judicial Eletrônico.
Durante este período mais de três mil advogados, estagiários e operadores do direito passaram pelo treinamento ministrado pelo presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Tecnologia e Informática da OAB/RO, Felippe Roberto Pestana, que apresentou um passo a passo para a operacionalização do sistema.
Felippe Pestana explica que a capacitação contribuiu para que os profissionais possam operar o PJe da Justiça Comum Estadual, tanto no âmbito do 1º quanto do 2º, incluindo o juizado especial.
O secretário-geral adjunto da OAB/RO, Walter Gustavo Lemos, destaca que mesmo apesar de todo trabalho da Ordem para adequação e melhorias do sistema, é necessário que os advogados estejam sempre em contato apresentando suas maiores dificuldades com a ferramenta, a fim de que a OAB/RO possa atuar e promover os pleitos necessários juntos Tribunais para a correção dos problemas.