Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

TJRO rejeita pedido da OAB/RO e indefere férias aos advogados

Página Inicial / TJRO rejeita pedido da OAB/RO e indefere férias aos advogados

Diferente da decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho – 14ª Região (TRT-14), que garantiu as férias de fim de ano aos advogados trabalhistas, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), não acatou pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), e indeferiu o pedido de férias de final de ano.

Entre as justificativas do indeferimento, o Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, alegou ter submetido tal pedido – feito inicialmente pela OAB no mês de maio – ao Conselho da Magistratura, tendo o Conselho decidido por unanimidade, naquela época, em não acatar ao pedido por não dispor de amparo legal.

“Nesse diapasão, inexistindo previsão legal, impossível de se estender o período de recesso para 30 dias como férias coletivas, nos termos referidos pela OAB/RO”, despachou o Desembargador.

O magistrado não considerou a nova fundamentação apresentada pela OAB/RO no expediente protocolado no TJRO dia 14 de outubro. Entre os fundamentos, a OAB citou exemplos das conquistas neste sentido em outras unidades da Justiça: os Tribunais de Justiça do Mato Grosso, Maranhão, Paraná, e sobretudo, o TRT-14 que deferiu o pleito da OAB/RO.

A OAB também citou os efeitos do novo Código de Processo Civil (CPC), assim que passar a vigorar, que traz no seu corpo a suspensão dos prazos processuais no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro. Também pontuou que a suspensão de forma alguma – como nas unidades da Justiça em que já foi concedia e já passaram pela experiência – interfere no regular andamento do feito, na razoável duração do processo e na celeridade de sua tramitação. Mesmo assim, o Tribunal não reconsiderou o pedido e manteve a decisão anterior.

“Hoje podemos dizer que os advogados de Rondônia não possuem o direito de todos os trabalhadores, pois não tem condições de planejar suas férias, comprar passagens, fazer reservas de hotéis enfim, sem que isso resulte em prejuízos aos seus escritórios e aos cidadãos demandantes em juízo. Todos os cidadãos podem, menos os advogados”, pontuou a OAB/RO o documento.

O Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destaca que a decisão do TJRO não foi bem recebida pela classe, especialmente porque houve a vitória na Justiça Trabalhista do Estado, e a mesma conquista pode ser comemorada em outros Estados. “Lamentamos essa decisão do TJRO e aproveitamos mais uma vez para enaltecer a postura do TRT-14 que garantiu a férias aos advogados, proporcionando mais qualidade de vida aos profissionais, pois o direito ao descanso é um merecimento justo de qualquer cidadão”.

Andrey lembra que a rotina do profissional da advocacia é severa em dedicação, trabalho intelectual e cumprimento de prazos. É uma carreira que representa verdadeiro múnus público, pois exerce responsabilidade sobre bens que vão além do patrimônio, mas de valores incalculáveis, como a vida, a honra e a liberdade do cidadão. “E como em toda a atividade, é necessário um período para descanso e maior convívio familiar”.

O Presidente da OAB/RO informa a classe que, independente de entrada em vigor do novo CPC para o próximo ano, irá defender a ampliação da suspensão dos prazos processuais no próximo ano intensamente para visar garantir aos profissionais o direito às férias no final de 2014.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone