Página Inicial / Ao ser homenageado com jubilamento, advogado Orestes Muniz Filho enaltece papel da advocacia e da OAB-RO na defesa dos direitos da sociedade

Aos 72 anos de idade e com 42 de contribuição, o membro honorário vitalício da OAB-RO, advogado Orestes Muniz Filho foi homenageado com a jubilação pela Seccional Rondônia nesta sexta-feira (28/04). Em seu discurso, ele reforçou a importância da Ordem e da advocacia para a sociedade.

A jubilação é um benefício concedido aos profissionais da advocacia que completam 70 anos de idade e 30 anos de contribuição, reconhecendo sua trajetória e contribuições à categoria.

Nascido em 10 de fevereiro de 1951 no município de Conselheiro Pena (MG), Orestes Muniz Filho é detentor da OAB-RO nº 40, inscrito desde 7 de abril de 1980. Ele foi presidente da OAB-RO para o triênio 2004 a 2006 e conselheiro federal de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012.

O presidente Márcio Nogueira evidenciou o privilégio de entregar a homenagem ao membro honorário vitalício. “Um dos grandes advogados que ajudaram a construir essa Ordem forte, pujante, e que se mantém viva na defesa de direitos da advocacia e da sociedade”, enalteceu.

Durante a cerimônia, o conselheiro Fernando Maia homenageou Orestes Muniz Filho, destacando a convivência familiar entre os dois, visto que suas famílias são ligadas pelo casamento dos filhos. “É um privilégio homenagear Orestes Muniz Filho. Tenho certeza que metade de Rondônia o conhece e a outra metade é ele quem conhece. É um grande homem que deixou legados para a advocacia em sua gestão”, afirmou.

O conselheiro federal e membro honorário vitalício da OAB-RO, Elton Assis, também enalteceu o legado do homenageado em prol da advocacia. “Ele é uma grande referência para toda a advocacia. Grande dirigente de Ordem, que teve um mandato pautado nos interesses da advocacia e da sociedade”, disse.

Douglas Codignola, conselheiro seccional, relembrou a experiência próxima do homenageado com seu pai. “Quando peguei minha credencial, Orestes Muniz era presidente e lembro-me que você chamou minha mãe para entregar-me e, na época, não havia esse costume ainda”, contou.

Em seu discurso, Orestes Muniz agradeceu a homenagem e destacou a importância da advocacia, ressaltando que “o direito de defesa tem que ser assegurado a todas as pessoas, ou elas perdem bens, vidas, pessoas amadas”. Muniz também mencionou o papel da OAB como representante dos anseios da sociedade.

“Eu peguei minha credencial em abril de 1980, das mãos do presidente Arquilau de Paula e tive o privilégio de ouvir o discurso de Fouad Daruwich Zacharias. O exercício da advocacia é complexo. É por meio da atuação do advogado que se encontra o seu direito. E digo mais, o direito de defesa tem que ser assegurado a todas a pessoas, ou elas perdem bens, vidas, pessoas amadas. O Direito vem para confirmar as relações pessoais. E as nossas relações são e devem ser feitas com amor. A OAB é a principal entidade que representa os anseios da sociedade. Muito obrigado por essa homenagem”, disse.

Na ocasião, Orestes Muniz Filho recebeu uma placa das mãos da secretária-geral Aline Silva, uma medalha da secretária adjunta Larissa Rodrigues e a credencial especial do Conselho Federal, que o identifica como membro honorário vitalício da OAB-RO.