Na manhã desta quinta-feira (19), a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu com o diretor-geral do Fórum Geral Desembargador Francisco César Soares de Montenegro, Juiz Ilisir Bueno.
Durante o encontro, o secretário-geral da Seccional Rondônia, Márcio Nogueira, e a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa, reforçaram a solicitação de mais uma sala de apoio ao advogado no Fórum, além de discutirem sobre a isonomia no acesso, controle de vestimentas, entre outros assuntos de interesse da classe.
Na reunião, ainda foi destacado pelo diretor Ilisir Bueno que o estacionamento do novo prédio será de uso exclusivo dos servidores, por não haver número de vagas suficiente para acesso da advocacia e demais autoridades. Os diretores aproveitaram o momento e ressaltaram que a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) disponibilizará um local próximo do Fórum para ser o estacionamento dos profissionais da advocacia.
Márcio Nogueira reforçou que a advocacia necessita de mais uma sala para o exercício da profissão, uma vez que, em face da maior concentração de fóruns no mesmo local, o fluxo de profissionais será bem maior na nova sede. “Vemos esta solicitação como uma necessidade, pois queremos propiciar estruturas de trabalho à advocacia do estado”.
Aline Corrêa comentou que é muito importante esse histórico que vem acontecendo no Judiciário em relação a melhoria tanto para advocacia quanto para o jurisdicionado em obter acesso a todas as unidades de primeira instância em um local apenas. “É essencial que tenhamos mais um espaço e que tenhamos procedimentos para acesso em respeito às nossas prerrogativas”.
Ilisir Bueno afirmou que há vagas de salas no prédio e solicitou 15 dias à OAB para acomodá-los. “É muito importante que a OAB tenha essa sensibilidade com a advocacia e a sociedade, pensando sempre na célere e mais eficiente prestação jurisdicional”, disse. Também assegurou que não haverá controle de vestimenta no acesso ao novo prédio pela advocacia e usuários dos serviços da Justiça.